Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Senado
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Pedro Sales
28/1/2025 | Atualizado às 7:48
O senador é apoiado pelo PDT, PSB, PP, PL, PT e o PSD, que possui a maior bancada do Senado, com 15 parlamentares, e é a sigla do atual presidente. Favorito ao cargo, Davi Alcolumbre é o único dos candidatos que já exerceu anteriormente a função de presidente da Casa. Ainda pelo Democratas, recebeu, em 2019, 42 votos, um a mais que o mínimo para ser eleito. O parlamentar foi presidente até 2021, quando foi substituído por Rodrigo Pacheco.
Entre os candidatos, o senador é aquele que tem a maior taxa de governismo, conforme a plataforma Radar do Congresso. Ou seja, ele é o candidato que mais votou de acordo com a orientação do governo nas pautas no plenário. Em 84% das votações, Davi Alcolumbre seguiu o governo na votação de proposições.
Saiba mais sobre a atuação de Davi Alcolumbre no Radar
Marcos Pontes
Com um dos cenários mais conflitantes na eleição, Marcos Pontes lançou candidatura a despeito do apoio formal de sua sigla, o PL, para Alcolumbre. O ex-presidente Bolsonaro, inclusive, criticou na última semana a candidatura de seu ex-ministro de Ciência e Tecnologia. O ex-mandatário afirmou que Marcos Pontes "não tem como ganhar" e que a candidatura atrapalha o partido na negociação por presidências de comissões.
Em live, o astronauta rebateu e disse que a candidatura "ajuda" o partido. Ele reafirmou o compromisso com a anistia para os participantes de 8 de janeiro, pedidos de impeachment, e se colocou contra o aborto. A defesa dessas pautas evidenciam também o governismo de Marcos Pontes no Senado, que é de 57% nos dois primeiros anos da legislatura.
Saiba mais sobre a atuação de Marcos Pontes no Radar do Congresso
Eduardo Girão
Único representante do Novo no Senado, Eduardo Girão é outro "azarão" na eleição da presidência da Casa. Com um discurso anti-STF, o senador afirma em suas redes sociais: "Como Presidente da Casa irei aproximar os brasileiros desta bicentenária instituição do País". Ele ainda diz que o atual Senado "se acovarda diante de abusos de alguns ministros e colabora com o caos institucional que vivemos".
Além de se opor ao STF, Eduardo Girão também é conhecido pela defesa de pautas contra o aborto e "pró-vida", ele se opõe também à legalização das drogas e regulamentação de jogos de azar. No Radar do Congresso, o governismo do parlamentar é de apenas 48%.
Saiba mais sobre a atuação de Eduardo Girão no Radar do Congresso
Marcos do Val
O senador confirmou à reportagem do Congresso em Foco que segue "como candidato, mesmo censurado". Marcos do Val também tem como principal bandeira uma cruzada contra o STF. "Como candidato à presidência desta Casa, minha promessa é clara: combater os abusos do Supremo Tribunal Federal (STF) e assegurar que ele volte a cumprir o que está previsto na Constituição, sem ultrapassar os limites que lhe foram designados", escreve em ofício que formaliza a candidatura.
Ele ainda assegura que não vai arquivar pedidos de impeachment, caso se torne presidente da Casa. Entre os candidatos, Marcos do Val possui a menor taxa de governismo. De 2023 a 2024, o parlamentar votou apenas 46% das vezes junto da orientação do líder do governo.
Saiba mais sobre a atuação de Marcos do Val no Radar do Congresso
Soraya Thronicke
A outra candidata do Podemos para a presidência do Senado, Soraya Thronicke, preside na Casa a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação. A candidatura está oficializada desde março de 2024 e é a única mulher na disputa. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) tinha se colocado como potencial candidata, seu partido, porém, decidiu apoiar Alcolumbre no pleito.
Conforme dados do Radar do Congresso, a senadora possui 68% de taxa de governismo nas votações. No último ano, Soraya Thronicke esteve envolvida com o projeto de lei que regulamenta a produção e venda de cigarros eletrônicos no país. Atualmente, esses produtos não são regulamentados. A matéria já pode ser votada na Comissão de Assuntos Econômicos.
Saiba mais sobre a atuação de Soraya Thronicke no Radar do Congresso Tags
LEIA MAIS
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos