Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Indicado para assumir o Banco Central, Galípolo visita senadores

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Indicado para assumir o Banco Central, Galípolo visita senadores

Não há definição sobre data da sabatina de Galípolo na CAE do Senado; relatoria deve ficar com líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA).

Congresso em Foco

3/9/2024 | Atualizado às 13:12

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ainda há indefinição sobre data de sabatina na CAE do Senado; relatoria deve ficar com líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA) 
Pedro França/Agência Senado

Ainda há indefinição sobre data de sabatina na CAE do Senado; relatoria deve ficar com líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA) Pedro França/Agência Senado
O indicado do presidente Lula para chefiar o Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, iniciou as tradicionais visitas aos senadores. O apontado para suceder Roberto Campos Neto se encontrou com o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Vanderlan Cardoso (PSD-GO), e com o líder do PSD, Otto Alencar (BA), nesta terça-feira (3). Para assumir o posto, Galípolo passará por uma sabatina no colegiado, depois deve ter o nome confirmado pelos senadores. Galípolo iniciou as visitas na última segunda-feira (2), dia tradicionalmente esvaziado no Congresso. Beto Faro (PT-PA), Teresa Leitão (PT-PE) e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) foram alguns dos senadores que receberam o indicado. Segundo Vanderlan, o comunicado do Executivo que trata da sucessão no BC chegou à presidência do Senado, mas ainda não chegou na CAE . O senador afirmou que a sabatina não ocorrerá na próxima terça-feira (10). Em nota, Vanderlan detalhou que o encontro durou cerca de uma hora e "faz parte do processo de diálogo com os líderes e membros da CAE para definir a data da sabatina". O senador prevê que a análise da indicação ocorra no dia 17 de setembro ou após as eleições municipais. Entretanto, uma reunião com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve definir a data.

Senado apoia indicação

Dois senadores estão sendo estudados para assumir a relatoria: Ângelo Coronel (PSD-BA) e Jaques Wagner, que, de acordo com apuração do Congresso em Foco, é o provável relator. "Ele foi absolutamente bem recebido, portanto não tem nenhuma dificuldade no nome dele. Evidentemente, como a gente está num período pré-eleitoral não é fácil você conseguir conquistar presenças aqui", disse o líder do governo. Jaques afirmou que Pacheco e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União-AP), "gostam do nome". "Eu não encontrei ninguém que não gostasse do nome, então não tem nenhuma preocupação. O mercado gostou do nome. A única coisa que a gente está querendo é fazer pelo menos na CAE. Se puder fazer no dia 10, ótimo. Se não fizer no dia 10, dificilmente será no dia 17, porque a mesma dificuldade do dia 10 tem no dia 17, que é trazer gente para cá. Tem que ser presencial, preciso de pelo menos 15 ou 16 (senadores) e não tem nem esse problema todo porque (a aprovação) é por maioria simples. Não tem nenhuma dificuldade esse negócio", comentou. "A única coisa que o governo quer é dar um sinal que isso está resolvido, já está resolvido. Eu acho que está no campo do improvabilíssimo qualquer problema. Porque, repito, o nome dele foi muito bem recebido por todos. A dificuldade é quórum no período pré-eleitoral", pontuou Jaques. A visita aos gabinetes é uma comum estratégia que indicados do presidente a diversos cargos usam para reunir apoio no Senado, que dá o aval aos apontados. Leia também: Galápagos ou Galípolo?
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Senado Banco Central Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) Gabriel Galípolo

Temas

Congresso Notícia

LEIA MAIS

SABATINAS

Senado aprova indicações para tribunais superiores, Ancine e CNMP

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Lindbergh pede cassação de Eduardo Bolsonaro por "abandono de cargo"

EXTRADIÇÃO

Zambelli passa mal em audiência e julgamento na Itália é adiado

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

2

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

3

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

4

Tributação Financeira

Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado

5

Revisão

Haddad diz estar aberto a flexibilizar mudanças no seguro-defeso

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES