Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Renan Calheiros acusa Lira de bloquear pautas do governo na Câmara

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Calheiros X Lira

Renan Calheiros acusa Lira de bloquear pautas do governo na Câmara

Em mais um capítulo da disputa de poder alagoana entre Renan Calheiros e Arthur Lira, o senador voltou a atacar o algoz na quarta-feira.

Congresso em Foco

31/5/2023 | Atualizado às 19:20

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Calheiros acusa Lira de de atuar como

Calheiros acusa Lira de de atuar como "guardião do mercado" à frente da presidência da Câmara. Foto: Pedro França/Agência Senado
Em mais um capítulo da disputa de poder alagoana protagonizada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), o senador emedebista voltou a atacar o algoz na quarta-feira (31). Quando questionado sobre a atuação do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ao encabeçar a articulação do governo com os blocos partidários diante dos entraves recentes para a aprovação de matérias relevantes para a gestão Lula, Calheiros direcionou toda a culpa para Lira. "Padilha é uma pessoa maravilhosa acima de qualquer dúvida. O governo está tendo dificuldade porque o presidente da Câmara tem impedido que o governo construa maioria. Somente isso. Então, ele só possibilita a votação do que vai efetivamente derrotar o governo", declarou o senador. Calheiros responsabilizou Lira ao acusá-lo de atuar a favor do mercado. " [Lira] Impede o governo de exercer a coalizão e quando aprova alguma matéria, ele aprova como se fosse alguma concessão dele à República. Ele quer funcionar como uma espécie de guardião do mercado", concluiu. Lira é considerado rival da família Calheiros em Alagoas e se pronunciou via twitter para negar que pediu a demissão do ministro dos Transportes, Renan Filho, filho do senador Calheiros, para que pudesse aprovar a Medida Provisória (MP) 1154, responsável pela organização ministerial da atual gestão. "É falsa e descabida a informação que pedi 'a cabeça de ministro', e muito menos em troca de aprovação de qualquer proposta do Governo. Tenho agido sempre com respeito aos Poderes. A origem da desinformação segue na mesma linha daquele que tem usado as redes sociais e seus prepostos, para me desrespeitar gratuitamente. Isso não admito e exijo respeito! Tenho uma trajetória política de mais de 20 anos dedicados a Alagoas e ao Brasil, sempre em defesa da liberdade e da democracia", divulgou Lira. Troca de farpas

O senador  se pronunciou no fim de semana sobre o vídeo veiculado pela campanha de Rodrigo Cunha (União-AL), candidato ao governo do estado, em que o ex-deputado Luiz Dantas acusa o filho Paulo Dantas, governador e aliado de Renan, de corrupção. O emedebista acusou Lira, aliado de Cunha, de sabotar a campanha de Dantas, e o chamou de "meliante" e de "ladrão".

Renan anteriormente havia acusado Lira de comprar os depoimentos do ex-deputado Luiz Dantas, mas apagou a publicação ao perder na justiça contra o deputado. A decisão do Judiciário, segundo ele, se deu mediante fraude, onde o presidente da Câmara "deu carteirada em magistrados, ameaçou levá-los ao Conselho Nacional de Justiça". Além de acusar Lira, o senador ainda afirmou que ele "é o meliante de sempre, que bate carteira e corre gritando pega ladrão", e relembrou a investigação que o deputado respondeu na Justiça de agressões contra sua ex-esposa, Jullyene Cristine Lins Rocha, também do MDB. As declarações de Renan se deram dois dias depois de Lira ter dito nas redes sociais que o senador teria entrado em desespero com a publicação do vídeo de Luiz Dantas, bem como que este teria "vestido a carapuça" e que o acusava para desviar a atenção dos eleitores contra seus próprios escândalos.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Alagoas Alexandre Padilha Renan Calheiros governabilidade arthur lira provocações guardião do mercado

Temas

Congresso Notícia

LEIA MAIS

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Com deputado expulso do PL, Mesa Diretora pode mudar de formação

Câmara dos Deputados

Quem é Antônio Carlos Rodrigues, expulso do PL por defender Moraes

Câmara dos Deputados

Saiba quais deputados mais apresentaram projetos de lei em 2025

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

4

15º estado

Prêmio Congresso em Foco é o 15º maior colégio eleitoral do país

5

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES