Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Artigos >
  3. Número de jornalistas presos cresce 20% em 2021 e atinge máxima ... | Congresso em Foco

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

imprensa

Número de jornalistas presos cresce 20% em 2021 e atinge máxima histórica

O número de jornalistas presos ao redor do mundo ficou em 488 este ano, aumento de 20% em relação ao ano passado.

Melissa Fernandez

Melissa Fernandez

17/12/2021 12:14

A-A+
COMPARTILHE ESTE ARTIGO

O número de jornalistas presos ao redor do mundo ficou em 488 este ano, aumento de 20% em relação ao ano passado. Foto: unsplash

O número de jornalistas presos ao redor do mundo ficou em 488 este ano, aumento de 20% em relação ao ano passado. Foto: unsplash
O número de jornalistas presos ao redor do mundo ficou em 488 este ano, aumento de 20% em relação ao ano passado. Segundo relatório divulgado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) na quinta-feira (16), esse é o maior número já registrado desde 1995. As detenções em função da profissão tiveram destaque em três países: Birmânia, onde a junta militar assumiu o poder em fevereiro; Belarus, sob o comando de Alexander Lukashenko desde agosto de 2020; e a China de Xi Jinping, que segue com aumentos progressivos do controle sobre a Região Administrativa Especial de Hong Kong, antes vista como um modelo de liberdade de imprensa na região. “A alta histórica no número de jornalistas em detenção arbitrária é o resultado de três regimes ditatoriais", observou o secretário-geral da RSF, Christophe Deloire. "É um reflexo do fortalecimento das ditaduras no mundo, de um acúmulo de crises e da falta de escrúpulos desses regimes. Também pode ser o resultado de novas disputas geopolíticas de poder, onde os regimes autoritários não sofrem pressão suficiente para limitar a repressão.” O estudo diz que 46 jornalistas foram mortos neste ano – o menor número registrado pela organização desde 2003, além de apontar que 65 profissionais se encontram reféns e dois estão desaparecidos. Segundo o RSF, essa queda no número de mortes de profissionais em função do jornalismo se deu pela diminuição das tensões em áreas de guerra, como a Síria, o Iraque e o Iêmen. Apesar da queda, um jornalista é morto a cada semana em algum lugar no mundo por exercer sua profissão. Os países de maior periculosidade para exercer a profissão são México e Afeganistão, com 7 e 6 repórteres mortos este ano, respectivamente.  Iêmen e Índia dividem o terceiro lugar com 4 mortos cada. A RSF verificou que em 65% dos casos, os jornalistas foram deliberadamente assassinados. Outro destaque é a quantidade de jornalistas mulheres presas, que totalizam 60, aumento de 33% em relação a 2020. A China é o país com maior número de mulheres detidas (19). Em Belarus, mais mulheres (17) estão detidas que homens (15). Entre elas, as duas repórteres da rede independente Belsat, Daria Tchoultsova e Katsiarina Andreyeva, condenadas a dois anos em colônia penal por terem transmitido ao vivo uma manifestação não autorizada. A Birmânia também tem 9 jornalistas mulheres atrás das grades (entre 53 detidos).

Sobre o Repórteres Sem Fronteiras

A RSF elabora, desde 1995, um relatório anual dos abusos cometidos contra jornalistas, com base em dados precisos estabelecidos entre 1o de janeiro e 1o de dezembro do ano de publicação de cada relatório.

A contagem total do relatório de 2021 estabelecido pela RSF inclui jornalistas profissionais e não profissionais, bem como colaboradores de veículos de comunicação. A entidade realiza uma coleta de informações que permite afirmar com certeza, ou ao menos com forte presunção, que a detenção, o sequestro, o desaparecimento ou a morte de um jornalista é uma consequência direta do exercício de sua profissão.

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

censura liberdade de imprensa Repórteres sem Fronteiras jornalistas mortos jornalistas presos

Temas

Mundo Notícia
ARTIGOS MAIS LIDOS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES