Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Copom corta taxa Selic de juros em meio ponto percentual, para 13,25% ...

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

ECONOMIA

Copom corta taxa Selic de juros em meio ponto percentual, para 13,25% ao ano

Governo vinha fazendo pressão para um corte na Selic desde o início do ano.

Congresso em Foco

2/8/2023 | Atualizado às 20:14

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Foto: Rodrigo Oliveira/Caixa Econômica Federal

Foto: Rodrigo Oliveira/Caixa Econômica Federal
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anunciou nesta quarta-feira (2) um corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros do mercado, a Selic. A taxa ficou quase um ano no patamar de 13,75%. Agora está em 13,25% ao ano. O Copom passou quase um ano sem ajustar a taxa Selic. A última queda foi há quase três anos. O corte era esperado, embora houvesse algum suspense sobre de quanto seria. Parte do mercado acreditava em uma queda mais suave, de 0,25 p.p. Ao abaixar a Selic em meio ponto percentual, o Banco Central (BC) faz um aceno ao governo, que vinha pressionando a instituição financeira por uma diminuição nos juros. Esta também é a primeira reunião do Copom com diretores nomeados pelo presidente Lula (PT), no atual mandato. Gabriel Galípolo e Ailton Santos foram confirmados pelo Senado em sabatina no início de julho para as diretorias de Política Financeira e de Fiscalização do BC. O controle da taxa Selic é o principal dispositivo do Banco Central para combater a inflação e buscar trazê-la para o centro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional - hoje em 3,25% para o ano de 2023, com uma margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Uma taxa mais alta faz com que os empréstimos e o crédito fiquem mais caros e tende a desestimular o consumo, desacelerar a economia e favorecer a queda da inflação. Uma taxa mais baixa estimula o consumo e acelera a economia, mas também permite que a inflação cresça mais rápido.
Tendência é de cair mais
Em comunicado, o Copom sinaliza que deve manter o ritmo de queda dos juros na próxima reunião. Segundo o comitê, a baixa da inflação registrada nos últimos meses dá margem para a redução da Selic, mas o segundo semestre deve registrar elevação nos índices anuais da inflação.
  • "O Copom avaliou a alternativa de reduzir a taxa básica de juros para 13,50%, mas considerou ser apropriado adotar ritmo de queda de 0,50 ponto percentual nesta reunião em função da melhora do quadro inflacionário [...] Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário".
  • Leia aqui a íntegra do comunicado do Comitê de Política Monetária.
O presidente Roberto Campos Neto e os diretores Ailton de Aquino Santos, Carolina de Assis Barros, Gabriel Muricca Galípolo e Otávio Ribeiro Damaso votaram por reduzir a Selic em meio ponto percentual. Os diretores Diogo Abry Guillen, Fernanda Magalhães Rumenos Guardado, Maurício Costa de Moura e Renato Dias de Brito Gomes votaram por uma queda de 0,25 ponto percentual.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

juros Banco Central Copom taxa Selic

Temas

Economia País Notícia

LEIA MAIS

ECONOMIA

Alckmin planeja incluir setor privado nas negociações com os EUA

Economia

Copom mantém a taxa Selic em 15% ao ano

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

TROCA DE DEPUTADOS

Câmara confirma perda do mandato de 7 deputados após decisão do STF

2

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

3

MUNDO

Foragida da Justiça, Carla Zambelli é presa na Itália

4

MUNDO

Alternativa local: entenda como a sanção a Moraes pode ser contornada

5

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Após sanções, Nikolas apresenta pedido de impeachment contra Moraes

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES