Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Doria anuncia saída do PSDB após 22 anos de filiação

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Missão cumprida

Doria anuncia saída do PSDB após 22 anos de filiação

O ex-governador de São Paulo João Doria anunciou nesta quarta-feira (19) sua desfiliação do PSDB, partido onde ficou por 22 anos.

Congresso em Foco

19/10/2022 10:35

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ex-governador de São Paulo João Doria anunciou nesta quarta-feira (19) sua desfiliação do PSDB, partido onde ficou por 22 anos. Foto: Reprodução

O ex-governador de São Paulo João Doria anunciou nesta quarta-feira (19) sua desfiliação do PSDB, partido onde ficou por 22 anos. Foto: Reprodução
O ex-governador de São Paulo João Doria anunciou, nesta quarta-feira (19), sua desfiliação do PSDB, após 22 anos de militância política. Doria publicou uma nota no seu perfil do Twitter e não informou se irá para uma nova sigla. "Inspirado na social-democracia e em nomes como Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e FHC [Fernando Henrique Cardoso], cumpri minha missão política partidária pautado na excelência da gestão pública e em uma sociedade mais justa e menos desigual", afirmou o ex-governador. Confira a publicação:

Encerro essa etapa de cabeça erguida. Orgulhoso pela contribuição que pude dar a São Paulo e ao Brasil, graças à generosidade e à confiança de todos aqueles que optaram pelo meu nome em três prévias e duas eleições.

- João Doria (@jdoriajr) October 19, 2022
Doria também destacou que "encerra essa etapa de cabeça erguida" e orgulhoso da contribuição que deu para São Paulo e ao Brasil, "graças à generosidade e à confiança de todos aqueles que optaram pelo meu nome em três prévias e duas eleições". "Com minha missão cumprida, deixo meu agradecimento e o firme desejo de que o PSDB tenha um olhar atento ao seu grandioso passado em busca de inspiração para o futuro. E sempre em defesa da democracia, da liberdade e do progresso social do Brasil", concluiu Doria. O ex-governador foi escolhido como o presidenciável do partido nas prévias realizadas em novembro. Na ocasião, o governador paulista teve 53,99% dos votos, contra 44,66% do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e 1,35% do ex-senador Arthur Virgílio (AM). No entanto, rachas internos do partido minaram a candidatura de Doria, com integrantes do partido mais favoráveis a Leite, como o deputado Aécio Neves (MG), que classificou a candidatura de Doria como "inviável". Em conjunto, a federação PSDB-Cidadania e o MDB decidiram escolher um nome para representar a chamada "terceira via". Doria perdeu o posto de presidenciável para a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que acabou escolhida após pesquisas dos partidos indicarem um maior potencial de votos. Doria ameaçou entrar na Justiça para se manter como pré-candidato à Presidência da República, mas não obteve apoio do próprio partido. O ex-governador anunciou sua desistência em maio e retomou suas atividades na iniciativa privada. Sem um presidenciável, o PSDB encolheu e perdeu o comando de São Paulo, estado que governava desde 1994. A federação junto com o Cidadania terá somente 18 deputados federai e quatro senadores. O partido disputa o segundo turno em três estados: Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

PSDB João Doria eleições 2022

Temas

País Nota Eleições

LEIA MAIS

JUSTIÇA ELEITORAL

Advogados pedem revogação do registro do partido de Bolsonaro ao TSE

ENCONTRO DE ALIADOS

Bolsonaro recebe Tarcísio durante prisão domiciliar

MÍDIA

Internet reage com memes a prisão de Bolsonaro; confira

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SENADO

Na mira de Alcolumbre: dois indicados podem ser recusados em sabatinas

2

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

3

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

4

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

5

Tributação Financeira

Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES