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Sem piadas
Congresso em Foco
17/9/2022 14:01
Após a publicação do presidenciável, o uso da imagem editada viralizou nas redes e mais usuários aderiram ao filtro lulista. Por conta disso, o PDT acionou, neste sábado (17), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por conta do filtro. O partido alega que a edição satírica está "usurpando a identidade gráfica e o slogan de campanha" de Ciro. "Há um nítido ardil de criar artificialmente, de má-fé um estado mental, emocional, passional que não corresponde à realidade, pois, de forma capciosa passa para os eleitores que a campanha de Ciro está agora apoiando Lula", diz um trecho da ação. O partido afirma que "ao se apropriar ilegalmente de um marco simbólico da campanha de Ciro Gomes", cria-se no eleitor uma percepção de que "a opção é votar no Lula". "Ao se apropriar ilegalmente de um marco simbólico da campanha de Ciro Gomes tenta-se, através de uma percepção imagética já consolidada no imaginário inconsciente de relevante parcela do eleitorado, que agora a opção é votar no Lula", afirma a ação. São alvos da ação o advogado criminalista e candidato a deputado federal Augusto de Arruda Botelho (PSB-SP); o perfil @jairmearrependi, abertamente lulista e responsável por divulgar o filtro no site twibbon.com; e a Storm Ideas Sugar Bond House, empresa britânica responsável pelo site onde é possível aplicar o filtro nos avatares do Twitter. No Twitter, Augusto Botelho ironizou "33 milhões de pessoas passando fome e um candidato à presidência me processa por isso. Ciro Gomes, vem com a gente, vamos virar juntos a página mais triste da nossa história. Ainda dá tempo!", escreveu o candidato. Em nota, o responsável pelo perfil @jairmearrependi afirmou que "a paródia visual e a sátira em eleições é algo comum em todas as democracias". "Uma coisa que foi feita como uma piada interna entre pessoas que acompanham o perfil, e com pouca adesão, acabou ganhando grande proporção devido a divulgação feita pelo próprio administrador do perfil do candidato no Twitter em busca de um fato, fazendo triplicar em menos de 12 horas o uso do bottom. E vai aumentar ainda mais agora", destacou a nota. O perfil também destacou que "não desgosta do candidato" e que prefere acreditar que Ciro desconhece o envolvimento de seu nome na ação feita pelo PDT, "sendo mais uma trapalhada criada por sua assessoria".Viciados em meter a mão no bolso alheio, alguns petistas tão conseguindo se superar. Escondidinho, "chuparam" a MARCA OFICIAL DA CAMPANHA DE LULA de uma empresa americana (https://t.co/tXc7BoGwo4). Agora tentam se apropriar da nossa marca. Onde vai parar a roubalheira? 🤭 /ADM pic.twitter.com/LV50h8CQB2
- Ciro Gomes 12 (@cirogomes) September 16, 2022
- JaIrme (@jairmearrependi) September 17, 2022
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