Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
sábado, 24 de maio de 2025
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Pesquisa CNT: rejeição a Bolsonaro volta a crescer e ultrapassa os 55%
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "NOTICIA_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 20215, "showDelay": true, "context": "{\"positioncode\":\"Leitura_Noticias_cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":20215}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Eleições 2022

Pesquisa CNT: rejeição a Bolsonaro volta a crescer e ultrapassa os 55%

Pesquisa realizada pela CNT aponta que o ex-presidente Lula tem 43,4% das intenções de voto, contra 34,8% do presidente Jair Bolsonaro.

Congresso em Foco

16/9/2022 | Atualizado às 14:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), divulgada nesta sexta-feira (16), apresenta um nível de rejeição elevado. Todos os candidatos mais citados na pergunta estimulada apresentam  níveis de rejeição elevados, superiores a 40%. Jair Bolsonaro (PL) lidera, e 55,4% dos entrevistados afirmaram que "não votariam" no presidente. Ciro Gomes (PDT) aparece em segundo lugar, com 50,1% de rejeição. Em dezembro do ano passado, a rejeição ao atual presidente, conforme o instituto, havia chegado a 59%, começando a cair posteriormente. Ainda de acordo com o levantamento, 46,3% dos eleitores entrevistados rejeitam a hipótese de votar em Lula (PT); enquanto 44,7% não votaria em Simone Tebet (MDB). Confira a íntegra da pesquisa: "O potencial de voto permanece estagnado para os principais concorrentes, com manutenção de elevados níveis de rejeição, sugerindo que teremos, em um eventual segundo turno, a definição do vencedor como sendo o menos rejeitado. Assim, o eleitor poderá considerar o veto mais importante do que o voto. Observando-se apenas a rejeição, Jair Bolsonaro aparece com 9 pontos percentuais acima de Lula", observou o diretor do Instituto MDA, Marcelo Souza.

Intenções e pontencial de voto

Em relação às intenções de voto da pesquisa ex-presidente Lula tem 43,4% das intenções de voto para a eleição à presidência da República. Em busca da reeleição, Bolsonaro soma 34,8% dos votos. Ambos cresceram apenas um ponto percentual, em comparação com a pesquisa anterior, mantendo a distância entre os dois candidatos em torno de nove pontos. Ciro Gomes registrou 5,6% das intenções de voto e Simone Tebet (MDB), 4,7%. Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de 2,2 pontos. Os demais candidatos obtiveram menos de 1% das respostas. Votos brancos e nulos são 4,1%; já indecisos somam 6% dos entrevistados. [caption id="attachment_551418" align="aligncenter" width="892"]Ex-presidente Lula (PT) tem a maior intenção de votos entre os presidenciáveis. Foto: Pesquisa CNT Ex-presidente Lula (PT) tem a maior intenção de votos entre os presidenciáveis. Foto: Pesquisa CNT[/caption]   Em contrapartida, 38,7% dos entrevistados "votariam com certeza" em Lula, contra 31,5% que estão certos de votar em Bolsonaro. Ciro tem 4,1%; e Tebet, 3,3%. Segundo o levantamento, 26,3% dos eleitores não conhecem a senadora. [caption id="attachment_551419" align="aligncenter" width="892"] Presidente Jair Bolsonaro (PL) tem a maior rejeição entre os presidenciáveis. Foto: Pesquisa CNT[/caption]  

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, Lula tem 49,4% das intenções de voto, contra 34,3% de Bolsonaro. Votos brancos e nulos são 8,5%; já indecisos somam 2,8% dos entrevistados. O petista também ganha de Ciro Gomes (47,5% x 30,9%) e de Simone Tebet (49,1% x 28,7%). Na simulação, Bolsonaro está tecnicamente empatado com Ciro (40,1% x 41,9%) e com Tebet (41% x 38,8%). A pesquisa foi realizada de maneira presencial, entre os dias 12 e 14 de setembro. Foram entrevistadas 2.002 pessoas das cinco regiões do país. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,2 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR 06984/2022.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula pesquisa Jair Bolsonaro ciro gomes simone tebet Pesquisa CNT eleições 2022

Temas

País Nota Eleições

LEIA MAIS

Vídeo

Polícia imobiliza homem-bomba que ameaçava explodir ministério

Vídeo

Homem acompanhado de crianças ameaça explodir bomba em ministério

ENERGIA

Presidente Lula assina MP da reforma do setor elétrico

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REVIRAVOLTA NO SENADO

CCJ aprova fim da reeleição com redução do mandato de senador

2

APOSTAS ONLINE

Saiba quem é o padre Patrick Fernandes, que depõe na CPI das Bets

3

DÍVIDA PÚBLICA

Forças Armadas rejeitam uso de superávits militares para abater dívida

4

ASSISTA AO VÍDEO

"Ela fez pipi": deputado leva bebê "esborne" para discurso na Câmara

5

SENADO

PEC da reeleição: entenda a reviravolta que reduziu mandato de senador

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES