Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. PT aprova chapa Lula-Alckmin e federação para 2022

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

eleições 2022

PT aprova chapa Lula-Alckmin e federação para 2022

O PT aprovou o nome de Geraldo Alckmin (PSB) para compor chapa como vice do ex-presidente Lula e a formação de federação com o PCdoB e o PV.

Congresso em Foco

Autoria e responsabilidade de Caio Matos, Sandy Mendes

13/4/2022 | Atualizado às 18:25

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O PT aprovou o nome de Geraldo Alckmin (PSB) para compor chapa como vice do ex-presidente Lula e a formação de federação com o PCdoB e o PV. Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O PT aprovou o nome de Geraldo Alckmin (PSB) para compor chapa como vice do ex-presidente Lula e a formação de federação com o PCdoB e o PV. Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou, nesta quarta-feira (13), o nome do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), quadro histórico do PSDB, para compor chapa como o candidato a vice-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva para as eleições deste ano. Alckmin teve a indicação aprovada por 68 votos favoráveis, 13 contrários e 3 abstenções. O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected]. Na resolução do texto, o PT afirma que as eleições deste ano serão da disputa de "dois projetos muito claros: o da democracia e o do fascismo". "Nossa política de alianças e a tática eleitoral que já estão em construção e serão definitivamente aprovadas no Encontro Nacional de 4 e 5 de junho apontam para a ampliação política necessária para derrotar Bolsonaro, num processo eleitoral que já se revela o mais duro desde a redemocratização do país", diz o documento. O ex-tucano, Geraldo Alckmin foi indicado oficialmente pelo PSB para ocupar a candidatura a vice-presidente na última sexta-feira (8).

Federação

O Diretório Nacional do PT também aprovou a formação de uma federação com o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV). Novidade nas eleições deste ano, a federação permitirá que os partidos atuem como uma única legenda no Congresso Nacional pelos próximos quatro anos. A Assembleia Geral da federação será composta por 60 representantes. Pelo estatuto aprovado, cada partido terá direito a três cadeiras. As outras 51 serão divididas com base nos votos obtidos nas eleições para deputado federal de 2018. Pelas regras, o PT terá mais de 50% do grupo, com 40 representantes. Para a tomada de decisões, serão necessários três quartos dos votos (45 membros). A presidência será rotativa, com mandatos com um ano de duração. Por ter mais membros na assembleia, o PT indicará o primeiro presidente.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula PT federação PSB pv PCdoB Alckmin Chapa Lula e Alckmin

Temas

País Nota Eleições

LEIA MAIS

Eleições 2022

Fabrício Queiroz faz críticas a Lula e pode ser candidato a deputado no Rio

DENÚNCIA

TCU abre processo para investigar compra superfaturada de Viagra pelas Forças Armadas

Eleições 2022

Sem Moro, diferença de Lula sobre Bolsonaro cai para cinco pontos, diz PoderData

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES