Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Política e clima
26/12/2025 9:00
A 30ª Conferência das Partes (COP 30) se revelou um marco fundamental na luta por um futuro sustentável e equitativo. Ao reunir líderes de todo o mundo em um debate crucial sobre as mudanças climáticas, a COP 30 fomenta a conscientização e a ação em torno de temas que afetam a vida de todos nós. Em sua essência, este evento reforça a interdependência entre desenvolvimento responsável e a necessidade de um ambiente saudável, destacando a importância da integração internacional na busca por soluções eficazes.
Neste sentido, a participação da Fundação Podemos foi mais do que um compromisso, foi uma necessidade de procurar vislumbrar no debate sobre as mudanças climáticas como a política deve atuar na ponta para contribuir com esse desafio de todos e construir políticas públicas.
Um dos aspectos mais significativos da COP 30 foi um olhar do mundo para a Amazônia. A floresta se torna um símbolo não apenas da biodiversidade, mas das complexidades sociais e culturais que muitos desconheciam. Os moradores da Amazônia, com suas experiências únicas, trouxeram legitimidade ao debate. A conferência não só colocou em evidência as peculiaridades desse ecossistema, mas também abordou a urgência das questões sociais que afetam a região. O legado deixado para o Brasil, especialmente para o estado do Pará e sua capital, Belém, é inestimável, pois enfatiza que desenvolvimento e sustentabilidade devem caminhar juntos.
Durante a COP, tivemos a honra de participar de um diálogo com Eduardo Silveira Mufarej, fundador do RenovaBR, e Christiana Figueres, diplomata da Costa Rica e uma das líderes do Acordo de Paris, assinado em 2015. Na pauta, o papel da política nas ações climáticas. A análise de Christiana sobre a última década foi marcante, trazendo à tona desafios e oportunidades que enfrentamos desde que o acordo foi assinado. A troca de ideias e visões sobre o futuro dessa agenda é vital para nortear as políticas climáticas em nível global. Durante a conversa, Mufarej destacou a importância de preparar lideranças políticas capazes de conectar a agenda climática com o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas, e as fundações partidárias precisam atuar nesse sentido.
Os debates e conexões entre diferentes atores sociais é o motor que move a COP e deve-se ter a consciência de que esses diálogos não se esgotam nos poucos dias do evento, eles são sementes que buscam terreno fértil para prosperarem. Participarmos da inauguração da TED Countdown, em que grandes nomes como Fred Krupp, CEO do Environmental Defense Fund, e Akshat Rathi, autor de Climate Capitalism, fomentaram conversas essenciais sobre política climática e desencadearam novas conexões que podem catalisar mudanças efetivas.
A Casa Esfera Guest House se tornou um espaço de encontro para ideias que moldam o Brasil no cenário global. O estudo do Instituto Esfera evidenciou 30 tópicos que influenciarão temas como a transição energética, o saneamento e a descarbonização.
A troca de perspectivas com líderes globais é vital para encontrarmos caminhos inovadores em direção a um futuro sustentável. A liderança e a ação proativa fazem parte da nossa atuação à frente da Fundação Podemos. Precisamos continuar a trabalhar juntos, integrando nossos esforços e visões, para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Congresso em Foco. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, envie sua sugestão de texto para [email protected].
Temas