Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Dulce Pereira
Kelly Tiburcio
Kelly Tiburcio
Kelly Tiburcio
Autobiografia e educação: nos tempos da escola, ontem e hoje
olhares negros
1/12/2022 | Atualizado às 18:05
Spike Lee trouxe às telas uma narrativa sobre indivíduos negros que é considerada revolucionária até os dias atuais. Foto: Marco Bittencourt/Cinema Nosso[/caption]
Apesar desse momento inicial um pouco inusitado, a conversa evoluiu muito bem e diversos assuntos emergiram durante sua apresentação. Um dos temas que mais deixaram meus olhos brilhando de emoção foi a respeito do processo criativo de Spike Lee. A princípio fiquei muito atenta, afinal meu mestre estava prestes a revelar alguns detalhes de seu processo criativo e isso poderia influenciar fortemente tudo o que eu penso e produzo. Qual não foi a minha surpresa quando Lee apenas disse que não possui um processo criativo e que apenas busca se conectar com o sagrado e a partir desta conexão, se mantendo aberto para o universo, ele fica atento e não deixa escapar nada que recebe de inspiração. E essa revelação não me soou apenas como uma dica de um cineasta bem mais experiente, na verdade me soou como uma validação de algo que já está presente no modo como eu estruturo meu processo criativo.
A beleza dessa fala ainda iria se potencializar, pois eu havia confeccionado um fio de contas verde, correspondente ao Orixá Oxossi na minha religião, que é considerado o patrono das artes, do conhecimento e da natureza. Imaginei que eu entregaria a guia (fio de contas) de Oxossi a alguém da assessoria de Spike Lee, no entanto, quando ele me viu de braços esticados com o fio de contas na mão, veio em minha direção, pegou o colar, o beijou e o vestiu, agradecendo pelo presente. Essa é uma das cenas da minha vida que jamais sairão da minha mente. Os meus olhos eram as câmeras e minhas memórias são os filmes onde essas imagens estão lindamente gravadas. Mais do que um encontro, considero o que ocorreu nesse dia como uma troca de axé e boas energias entre um mestre e sua discípula!
Temas
Política paulista
Finanças públicas
Economia e inovação
Energia