Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Festival de Cannes premia projeto do Congresso em Foco e da FCB Brasil

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Festival de Cannes premia projeto do Congresso em Foco e da FCB Brasil

Congresso em Foco

18/6/2019 | Atualizado 19/6/2019 às 13:28

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Uma ferramenta inovadora do Congresso em Foco, que permitiu monitorar o uso de robôs (bots) no Twitter durante a eleição presidencial de 2018, acaba de ser anunciada entre os vencedores de uma das categorias do prêmio de propaganda e criatividade mais cobiçado do mundo. O Trending Botics, projeto desenvolvido pelo site em parceria com a FCB Brasil, levou o Leão de Bronze no Cannes Lions - Festival Internacional de Criatividade. O Congresso em Foco foi o único veículo brasileiro a conquistar um leão na categoria "Digital Craft" ("Trabalho Digital", em tradução livre).

> O uso de robôs no Twitter na eleição presidencial

O Trending Botics analisou mais de 132 milhões de tuítes relacionados à disputa presidencial e identificou a atuação de mais de 173 mil prováveis robôs na rede. Juntos, eles espalharam 4,5 milhões de mensagens produzidas de maneira artificial, interferindo na discussão pública sobre a sucessão presidencial, muitas vezes com fakes news (notícias falsas). A análise resultou em diversas reportagens publicadas pelo site. O Leão de Bronze se junta à coleção de prêmios do Congresso em Foco, que reúne, entre outros, um Prêmio Esso de Jornalismo, três Vladimir Herzog e um Embratel Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (fomos o primeiro veículo digital a conquistar essa premiação). Para a CCO (Chief creative officer) da FCB Brasil, Joanna Monteiro, o Trending Botics jogou luzes sobre um dos problemas mais evidentes da última eleição, o impulsionamento de notícias, muitas delas falsas. "Foi um trabalho supercorajoso, que envolveu muita gente e incomodou tantas outras na véspera das eleições. Temos orgulho desse projeto inovador que ajuda a chamar a atenção para o grande problema que é o impulsionamento artificial de notícias", observou a executiva, que acompanha o festival em Cannes. "O prêmio confirma a nossa vocação para o pioneirismo e para a busca da inovação, em todos os campos", acrescentou o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa. Também em parceria com a FCB Brasil, o Congresso em Foco lançou em abril o projeto "O não pagador de promessas", ferramenta que lembra aos governantes e à população os compromissos assumidos pelos candidatos para se elegerem. Por meio dessa plataforma, além de acompanhar a execução de cada proposta, o eleitor pode reivindicar o cumprimento daquelas que não foram executadas Caçada a robôs O Trending Botics se baseou no Botometer, um algoritmo de machine learning concebido para classificar uma conta como "humana" ou "robô" por meio do cruzamento dezenas de milhares de parâmetros e definições. Esse algoritmo é aberto ao público e foi desenvolvido pela Indiana University Network Science Institute (Iuni) e pelo Center for Complex Networks and Systems Research (CNetS). A plataforma também fez uso das APIs de streaming do Twitter, responsáveis por mandar para a nossa base de dados todos os tuítes que incluíam os termos registrados. A partir daí, foi utilizado o Botometer para ver quais usuários eram prováveis bots, registrando-os bem como seus tuítes em um outro banco de dados, que também alimentou a plataforma. A ferramenta monitorou a atividade dos bots envolvendo os candidatos a presidente. Por meio de uma plataforma online, os usuários puderam acompanhar e comparar diariamente os temas políticos mais compartilhados por esses robôs, que fizeram com que determinados assuntos alcançassem um número cada vez maior de pessoas e ganhem relevância. O Congresso em Foco é o primeiro veículo jornalístico online especializado na cobertura do Congresso Nacional e da política brasileira. Desde que foi criado, em 2004, virou uma das principais fontes de formadores de opinião nacionais e estrangeiros, de tomadores de decisão e de outras pessoas interessadas em informações confiáveis e em primeira mão sobre o poder. No pico, em outubro de 2018, atingiu quase 5 milhões de usuários únicos e teve mais de 6,3 milhões de visitas/mês (Google Analytics). De acordo com o mesmo medidor de audiência, o site recebeu quase 16 milhões de visitantes únicos em 2018. O número, que representa um crescimento de quase 20% em relação a 2017 (nosso recorde anterior), não inclui as pessoas alcançadas pelas mídias sociais. A FCB Brasil é uma agência de publicidade brasileira, integrante da rede internacional Foote, Cone & Belding, que foi a primeira agência de propaganda do mundo. Também faz parte do grupo internacional de agências IPG (Interpublic Group). Atualmente é presidida por Aurélio Lopes que também é Chairman para a América Latina. Além da sede localizada na Avenida das Nações Unidas, em São Paulo, a agência também possui uma unidade no Rio de Janeiro. Veja o vídeo com a apresentação do Trending Botics para o festival (em inglês)

> Conheça o Trending Botics

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Sylvio Costa mídia inovação eleições 2018 Festival de Cannes criatividade Trending Botics FCB Brasil Joanna Monteiro

Temas

Congresso em Foco Mídia País

LEIA MAIS

STF

Dino propõe responsabilizar redes por crimes mesmo sem ordem judicial

JUSTIÇA

STF retoma julgamento sobre responsabilidade das redes nesta quarta

Justiça

TCE do Acre determina afastamento de secretário aliado de deputada

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Prisão à vista

PF descobre localização de Carla Zambelli na Itália

2

POLÍCIA FEDERAL

Ex-ministro Gilson Machado é preso pela PF

3

Economia

Câmara quer acúmulo de salário e aposentadoria a parlamentares ativos

4

RETRATAÇÃO

Ex-ministro da Defesa pede perdão ao advogado após depoimento no STF

5

TENTATIVA DE GOLPE

Mauro Cid é alvo de ação da PF

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES