Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Vice-presidente do PT compara 2013 com marchas pró-ditadura

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Vice-presidente do PT compara 2013 com marchas pró-ditadura

Congresso em Foco

29/12/2019 13:40

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Crise de representatividade foi bandeira dos protestos irrompidos em meados de 2013, as famosas

Crise de representatividade foi bandeira dos protestos irrompidos em meados de 2013, as famosas "jornadas de junho" - Foto: Agência Brasil
O vice-presidente nacional do PT Alberto Cantalice comparou neste domingo (29) as manifestações de junho de 2013 com a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, uma série de protestos em 1964 que antecederam a ditadura militar e interromperam o processo democrático e de liberdades individuais no país até 1985. > Não, não são os 20 centavos. "Junho de 2013 foi como a Marcha da Família em 1964, uma ação das classes médias.A grande diferença era etária, enquanto a de 64 eram as 'senhoras' as de 2013 eram os jovens. A 'proibição' da presença dos partidos de esquerda em 2013 nas manifestações já apontavam o reacionarismo", escreveu em seu perfil no Twitter. Os protestos de junho de 2013 tiveram como estopim o aumento de 20 centavos na passagem de ônibus na cidade de São Paulo, administrada pelo então prefeito Fernando Haddad (PT). O aumento na tarifa não foi a principal reivindicação dos insatisfeitos e após o primeiro grande ato na capital paulista as manifestações expuseram uma crise de representatividade entre a população e os políticos brasileiros e refletiram na queda da avaliação da então presidente Dilma Rousseff (PT). >Lula ataca Bolsonaro, minimiza Ciro e diz que PT vai polarizar em 2022 > Para rivalizar com PT, PDT de Ciro tenta aliança com PSB para 2020 e 2022 A declaração de Cantalice foi dada ao comentar entrevista que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu a emissora estatal venezuelana Telesur. Na entrevista, Lula disse que as manifestações em junho de 2013 foram organizadas pelo serviço secreto americano, que teria interesse em desgastar o governo de Dilma. "As manifestações de 2013 foram feitas já fazendo parte do golpe contra o PT. Elas já foram articuladas para garantir o golpe. Elas não tinham reivindicações específicas. As manifestações começaram como parte do golpe, incentivadas pela mídia brasileira e incentivadas, acho que inclusive, de fora para dentro. Eu acho já que teve o braço dos Estados Unidos nas manifestações do Brasil", afirmou Lula. Leia os comentários do membro do Diretório Nacional do PT sobre o assunto:

Lula está certo em suas análises sobre o Junho de 2013. Já estava em marcha uma conspiração midiático-judicial contra o governo Dilma. Lembrai-vos da Campanha da Globo contra a PEC 37. Os setores das classes médias, mais uma vez, foram insuflados, usados.

- Alberto Cantalice (@albertocantalic) December 29, 2019

Junho de 2013 foi como a Marcha da Família em 1964, uma ação das classes médias.A grande diferença era etária, enquanto a de 64 eram as "senhoras" as de 2013 eram os jovens. A "proibição" da presença dos Partidos de esquerda em 2013 nas manifestações já apontavam o reacionarismo.

- Alberto Cantalice (@albertocantalic) December 29, 2019

As manifestações populares que transcenderam as classes médias no Brasil foram o Comício da Reformas na Central do Brasil em 64 e a campanha das Diretas Brasil à fora.

- Alberto Cantalice (@albertocantalic) December 29, 2019

Nós do PT subestimamos o papel do Junho 2013: 1-a proibição das bandeiras dos partidos; 2-Não vai ter Copa;3-Panelaços contra Dilma;4-cobertura excessiva da mídia;5-Lava-Jato;6-Divulgação do grampo da Dilma;7-Golpe do impeachment;8-Prisão de Lula;9-Eleição de Bolsonaro.

- Alberto Cantalice (@albertocantalic) December 29, 2019
>Governo minimiza influência de Lula em pauta econômica; PT aposta em reforço
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

Lula ditadura PT Dilma Rousseff CIA Fernando Haddad marcha da familia junho de 2013

Temas

País

LEIA MAIS

TARIFAÇO

Trump eleva tarifa sobre produtos brasileiros para 50%

JOGO DE PERDE-PERDE

EUA perderão mais que o Brasil com tarifaço de Trump, mostra estudo

Relações internacionais

Jaques Wagner: "Diálogo entre Lula e Trump não será imediato"

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

OSCAR DA POLÍTICA

Votação do Prêmio Congresso em Foco termina nesta quarta; participe

2

Câmara dos Deputados

Veja quem foram os deputados que mais gastaram cota parlamentar no ano

3

Vote já!

Últimas horas para votar no Prêmio Congresso em Foco: ainda dá tempo!

4

RACHA INTERNO

Em novo fogo amigo, Eduardo Bolsonaro critica Nikolas Ferreira

5

MUNDO

Foragida da Justiça, Carla Zambelli é presa na Itália

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES