Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "ESTADO_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 108771, "context": "{\"positioncode\":\"UF_Leitura_Noticias_Cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":108771,\"uri\":\"ce\"}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Disputa nos bastidores
Congresso em Foco
23/5/2025 | Atualizado às 8:43
O ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara é o nome defendido por lideranças do União Brasil para assumir a presidência, no Ceará, da federação partidária que está sendo formada com o Progressistas (PP). A defesa do nome de Lúcio é uma tentativa de conciliar interesses em uma disputa que já ocorre nos bastidores e tem como pano de fundo as eleição estadual de 2026.
A articulação nacional faz parte do esforço das duas siglas para formalizar a união, com reflexos diretos na estrutura partidária e eleitoral no próximo pleito.
Além de já ter sido governador e senador, Lúcio tem trânsito entre diversos grupos e mantém boa relação com quadros do União e do PP, o que poderia favorecer seu nome como opção de consenso.
No plano nacional, União Brasil e PP estão em processo de alinhamento para formar uma federação que funcionará de maneira semelhante a um único partido, com estatuto e direção unificados.
A decisão sobre quem comandará a nova estrutura no Ceará será importante para definir o posicionamento da federação. Ao que tudo indica, unido, o grupo deverá fazer oposição ao governo do Estado, o que põe em saia justa as lideranças do PP que são aliadas ao governador Elmano de Freitas (PT) e ocupam cargos na gestão estadual.
Por isso, a federação deve ter impacto direto no tabuleiro político cearense, onde os dois partidos hoje atuam de forma fragmentada.
No Estado, o União Brasil tem quatro deputados federais: Danilo Forte, Moses Rodrigues, Fernanda Pessoa e Dayany Bitencourt. Já o PP tem um deputado, AJ Albuquerque.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "ESTADO_LEITURA", "articlekey": 108771, "context": "{\"articlekey\":108771,\"uri\":\"ce\"}" }
Repercussão nas redes
Escondidos na Rocinha
Chefes de facção teriam interferido em eleição no Interior do Ceará
Seminário de Comunicação
Em Fortaleza, Bolsonaro lidera ato do PL e mira eleição de 2026
Crise em família
Ciro Gomes diz que irmão Cid é "cúmplice de tragédia" no Ceará
Pnad Contínua 2024
Com mais de 800 mil analfabetos, Ceará tem 4ª maior taxa do Brasil