Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "ESTADO_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 108854, "context": "{\"positioncode\":\"UF_Leitura_Noticias_Cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":108854,\"uri\":\"ce\"}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Janja Lula da Silva
Congresso em Foco
26/5/2025 21:36
A primeira-dama Janja Lula da Silva cumpriu, nesta segunda-feira (26), agenda oficial no Ceará ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Mesmo com os compromissos públicos, a socióloga não concedeu entrevistas.
O primeiro compromisso ocorreu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, onde Janja, Camilo e o governador Elmano de Freitas (PT) trataram da organização da Segunda Cúpula Global da Coalizão pela Alimentação Escolar, prevista para setembro. Participaram também a presidenta do FNDE, Fernanda Pacobahyba, e a secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela.
Em seguida, a comitiva seguiu para Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. Lá, Janja visitou a Escola Tapera das Artes, acompanhada de Elmano, Camilo e da primeira-dama do Estado, Lia de Freitas. A presença de estudantes e apoiadores marcou a chegada, mas o acesso da imprensa foi vetado. O mesmo se repetiu na Escola Indígena Jenipapo-Kanindé, onde Janja almoçaria com alunos.
A última atividade oficial da primeira-dama no Estado no Estado foi a participação na cerimônia de certificação do projeto Amor na Massa, no Centro de Eventos do Ceará. A iniciativa faz parte do programa Ceará Sem Fome, e diplomou 30 alunos do curso de panificação social.
Embora sem cargo oficial, Janja pode participar de compromissos com interesse público, conforme parecer da Advocacia-Geral da União (AGU), que reforça a exigência de transparência e prestação de contas.
No dia 20 de maio, o ministro da AGU, Jorge Messias, declarou que as regras legais vêm sendo cumpridas nas viagens da primeira-dama.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "ESTADO_LEITURA", "articlekey": 108854, "context": "{\"articlekey\":108854,\"uri\":\"ce\"}" }
Repercussão nas redes
Escondidos na Rocinha
Chefes de facção teriam interferido em eleição no Interior do Ceará
Seminário de Comunicação
Em Fortaleza, Bolsonaro lidera ato do PL e mira eleição de 2026
Crise em família
Ciro Gomes diz que irmão Cid é "cúmplice de tragédia" no Ceará
Pnad Contínua 2024
Com mais de 800 mil analfabetos, Ceará tem 4ª maior taxa do Brasil