Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "ESTADO_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 108898, "viewed": [], "context": "{\"positioncode\":\"UF_Leitura_Noticias_Cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":108898,\"originalarticlekey\":\"108898\",\"uri\":\"ce\"}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Urgência aprovada
Congresso em Foco
27/5/2025 | Atualizado 29/5/2025 às 17:05
A Câmara dos Deputados aprovou a tramitação em regime de urgência de um projeto de lei de autoria do deputado federal cearense Danilo Forte (União), que propõe a classificação de atos praticados por facções criminosas como terrorismo. Com a medida, o texto poderá ser votado diretamente no plenário, sem passar pelas comissões temáticas, o que acelera sua análise.
O projeto tem como objetivo incluir na Lei Antiterrorismo a previsão de que ações de facções que utilizem violência ou ameaça, com o propósito de coagir o Estado ou intimidar a população, sejam enquadradas como terrorismo. O parlamentar afirma que a iniciativa responde à atuação de grupos criminosos que impõem medo à sociedade e desafiam a autoridade do Estado.
A proposta, cuja urgência foi aprovada por mais de 300 deputados, acrescenta um novo artigo à legislação vigente, destacando que serão consideradas ações terroristas os atos praticados por organização criminosa armada. O deputado argumenta que a nova redação fecha brechas legais e dá instrumentos mais eficazes ao poder público.
Prioridade para projetos de segurança
O autor do projeto destacou ainda que o reconhecimento do caráter terrorista desses atos permitirá respostas mais duras do Estado, inclusive com penas mais severas e ampliação das ações de repressão, especialmente em regiões afetadas pela violência organizada.
A proposta deve ser debatida em plenário nos próximos dias após o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), reafirmar que a Casa vai priorizar medidas na segurança pública.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "ESTADO_LEITURA", "articlekey": 108898, "viewed": [ "108898" ], "context": "{\"articlekey\":108898,\"originalarticlekey\":\"108898\",\"uri\":\"ce\"}" }
Repercussão nas redes
Escondidos na Rocinha
Chefes de facção teriam interferido em eleição no Interior do Ceará
Pnad Contínua 2024
Com mais de 800 mil analfabetos, Ceará tem 4ª maior taxa do Brasil
Seminário de Comunicação
Em Fortaleza, Bolsonaro lidera ato do PL e mira eleição de 2026
Justiça Eleitoral
Investigado e preso, prefeito do Interior do Ceará tem mandato cassado