Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "ESTADO_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 108943, "viewed": [], "context": "{\"positioncode\":\"UF_Leitura_Noticias_Cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":108943,\"originalarticlekey\":\"108943\",\"uri\":\"ce\"}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Código Tributário
Congresso em Foco
28/5/2025 | Atualizado às 21:22
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), encaminhou à Câmara Municipal um projeto de lei que propõe modificações no Código Tributário do Município. Entre os principais pontos, o projeto amplia a isenção de tributos para templos religiosos, incluindo também organizações assistenciais e beneficentes a eles vinculadas. A proposta adapta o texto legal à reforma tributária e à futura criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e promove mudanças significativas em impostos municipais que irão gerar muitos debates entre os parlamentares.
A mensagem governamental foi recebida na sessão da última terça-feira (27) e está sendo analisada em regime de urgência pela Comissão Conjunta de Constituição e Orçamento. Segundo a justificativa do Executivo, o objetivo é atualizar a legislação conforme as recentes mudanças no ordenamento jurídico-tributário nacional.
Mudanças em pontos sensíveis
O Executivo quer alterar regras do ISSQN. Plataformas digitais com sede fora da cidade, como Uber, 99 e iFood, poderão ser responsabilizadas pelo pagamento do imposto, caso atuem como intermediárias de serviços em Fortaleza. O texto define critérios para o registro de empresas e prevê retenção do ISSQN na fonte em alguns casos.
Mudanças no cálculo do IPTU também estão previstas no projeto. Para loteamentos com acesso controlado e condomínios, por exemplo, o valor venal do metro quadrado poderá incluir áreas de uso comum. A proposta trata ainda de regramentos para unificação de terrenos, avaliações individualizadas e concessões de isenção.
Outro ponto alvo de mudanças e que pode gerar polêmica é a necessidade de a Secretaria Municipal de Finanças passar a autorizar previamente a emissão e venda de ingressos para eventos, inclusive virtuais.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "ESTADO_LEITURA", "articlekey": 108943, "viewed": [ "108943" ], "context": "{\"articlekey\":108943,\"originalarticlekey\":\"108943\",\"uri\":\"ce\"}" }
Repercussão nas redes
Escondidos na Rocinha
Chefes de facção teriam interferido em eleição no Interior do Ceará
Pnad Contínua 2024
Com mais de 800 mil analfabetos, Ceará tem 4ª maior taxa do Brasil
Seminário de Comunicação
Em Fortaleza, Bolsonaro lidera ato do PL e mira eleição de 2026
Justiça Eleitoral
Investigado e preso, prefeito do Interior do Ceará tem mandato cassado