Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
Notícias
Ceará Congresso em Foco Ceará
  1. Home >
  2. Estado >
  3. CE >
  4. Notícias >
  5. Festa do Pau da Bandeira em Barbalha reúne mundo político cearense
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "ESTADO_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 109054, "context": "{\"positioncode\":\"UF_Leitura_Noticias_Cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":109054,\"uri\":\"ce\"}" }

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Santo Antônio

Festa do Pau da Bandeira em Barbalha reúne mundo político cearense

Governistas e opositores aproveitam o tradicional festejo popular para se aproximar do eleitor e fazer reuniões políticas.

Congresso em Foco

2/6/2025 14:02

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Festa chega aos 97 anos, carregando tradição e cultura.

Festa chega aos 97 anos, carregando tradição e cultura.Clodoaldo Amaro/Prefeitura de Barbalha

A tradicional Festa de Santo Antônio de Barbalha, popularmente conhecida como Festa do Pau da Bandeira, na região do Cariri, tornou-se, neste último domingo, dia 1º de junho de 2025, uma reunião de políticos de todos os campos no Ceará. O evento, uma das celebrações mais emblemáticas do Interior do Estado, serviu de cenário para contatos políticos e aproximações visando o pleito de 2026.

Entre os presentes na região, destacam-se o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o governador Elmano de Freitas (PT), pelo grupo governista, e nomes da oposição como o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, com diversos parlamentares que formam a oposição. 

O ministro Camilo Santana e o governador Elmano conciliaram agendas institucionais com as celebrações regionais.

Oposição Busca "Palanque Único"

Cotado como um dos pré-candidatos à disputa pelo Governo do Estado em 2026, Roberto Cláudio aproveitou a ocasião em Barbalha para pregar a união das forças de oposição em torno de um "palanque único" para enfrentar o governador Elmano de Freitas. Ele concedeu declarações durante a festa, afirmando que a decisão partidária será anunciada nos próximos dias.

A movimentação de Roberto Cláudio ocorre poucos dias após sua desfiliação do PDT, anunciada na última quinta-feira, dia 29 de maio. Ele justificou a saída citando "graves e complexas circunstâncias locais da política cearense". Nos bastidores, fontes indicam que o ex-prefeito deve se filiar ao União Brasil, sigla que também pode receber alguns de seus aliados, enquanto outra parte migraria para o PL.

No mesmo dia de sua desfiliação do PDT, Roberto Cláudio teve um encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpria agenda em Fortaleza. Lideranças do PL defenderam a aproximação, com o deputado federal André Fernandes (PL) descrevendo o encontro como o início de uma "paquera". 

Em Barbalha, Roberto Cláudio foi fotografado ao lado de diversos políticos que compõem a oposição ao Governo do Estado, reforçando a imagem de união buscada pelo grupo. Entre eles, estavam o ex-deputado federal Capitão Wagner (União), os deputados estaduais Carmelo Neto (PL), Sargento Reginauro (União), Lucinildo Frota (PDT), Queiroz Filho (PDT), Cláudio Pinho (PDT) e Antônio Henrique (PDT), além da vereadora de Fortaleza, Bella Carmelo (PL).

Governo quer adiar debate eleitoral

Em paralelo, a aproximação de Roberto Cláudio com nomes ligados a Jair Bolsonaro tem sido alvo de críticas por parte de figuras governistas. Em Barbalha, o ministro Camilo Santana ironizou a aliança do ex-prefeito (e também de Ciro Gomes) com membros do PL. "Me admiro muito hoje eles estarem se aliando a eles. Lamento", disse Camilo. 

Ele lembrou os embates com grupos de direita durante a pandemia da Covid-19, criticando-os como "negacionistas" e "contra a ciência, contra a vida das pessoas". Camilo afirmou que a história e as urnas "têm dito qual o lado certo da história".

O governador Elmano de Freitas (PT), declarou, no Cariri, que o governo foca nas entregas, ao adotar postura de deixar a discussão sobre a chapa majoritária para 2026. O objetivo, segundo ele, é evitar divisões dentro da base governista e concentrar esforços no trabalho administrativo. "Interessa à oposição discutir eleição. Para o governo, interessa discutir trabalho. E realizar o trabalho", afirmou o governador.

Elmano elogiou a atual vice-governadora, Jade Romero (MDB), destacando seu trabalho nas secretarias que acumulou. No entanto, ele evitou qualquer sinalização sobre a composição da chapa em 2026, afirmando que a discussão ocorrerá no próximo ano, próximo ao período das convenções. O ministro Camilo Santana, também em Barbalha, adotou tom semelhante, elogiando Jade, mas reiterando que a única certeza no momento é a reeleição de Elmano, e que "o resto nós vamos discutir até a parada das convenções".

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar
[Erro-Front-CONG-API]: Erro ao chamar a api CMS_NOVO.

{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "ESTADO_LEITURA", "articlekey": 109054, "context": "{\"articlekey\":109054,\"uri\":\"ce\"}" }

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

Repercussão nas redes

Lutador de MMA condenado por estupro é solto em Fortaleza

2

Escondidos na Rocinha

Chefes de facção teriam interferido em eleição no Interior do Ceará

3

Seminário de Comunicação

Em Fortaleza, Bolsonaro lidera ato do PL e mira eleição de 2026

4

Crise em família

Ciro Gomes diz que irmão Cid é "cúmplice de tragédia" no Ceará

5

Pnad Contínua 2024

Com mais de 800 mil analfabetos, Ceará tem 4ª maior taxa do Brasil

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES