Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "ESTADO_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 109108, "viewed": [], "context": "{\"positioncode\":\"UF_Leitura_Noticias_Cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":109108,\"originalarticlekey\":\"109108\",\"uri\":\"ce\"}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Na oposição
Congresso em Foco
4/6/2025 9:17
O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, confirmou sua filiação ao União Brasil. A decisão veio poucos dias após sua saída do PDT, anunciada na última quinta-feira (29). No mesmo dia de sua desfiliação, Roberto Cláudio se encontrou com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Fortaleza.
Este foi o primeiro encontro entre os dois, apesar de terem coincidido nos cargos executivos municipal e federal entre 2019 e 2020. A filiação ao União Brasil e o encontro com Bolsonaro ocorrem no contexto da construção de uma frente ampla de oposição no Ceará.
Questionado sobre a aproximação com Bolsonaro, de quem foi crítico no passado, especialmente durante a pandemia de Covid-19, Roberto Cláudio justificou a movimentação citando as alianças do PT com antigos adversários. Ele mencionou como exemplos a relação do PT com o atual vice-presidente Geraldo Alckmin, lembrando críticas passadas de Alckmin a Lula, e a aliança com o deputado federal Eunício Oliveira, descrito por RC como alguém acusado de golpista pelo PT no passado e que agora é pré-candidato ao Senado pela aliança governista.
Roberto Cláudio afirmou que a filiação ao União Brasil é consequência da unidade do grupo de oposição para "salvar o Ceará do PT", tecendo críticas ao governo estadual de Elmano de Freitas (PT).
O ex-prefeito é apontado como um nome cotado para disputar o Governo do Ceará pela oposição em 2026. Dentro da frente oposicionista, apenas o nome do deputado estadual Alcides Fernandes (PL) como candidato ao Senado está definido até o momento.
A movimentação de Roberto Cláudio para o União Brasil pode ser seguida por outros parlamentares estaduais do PDT, com expectativa de que pelo menos Queiroz Filho e Cláudio Pinho se juntem a ele no União Brasil, enquanto Lucinildo Frota e Antônio Henrique poderiam ir para o PL.
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "ESTADO_LEITURA", "articlekey": 109108, "viewed": [ "109108" ], "context": "{\"articlekey\":109108,\"originalarticlekey\":\"109108\",\"uri\":\"ce\"}" }
Repercussão nas redes
Escondidos na Rocinha
Chefes de facção teriam interferido em eleição no Interior do Ceará
Pnad Contínua 2024
Com mais de 800 mil analfabetos, Ceará tem 4ª maior taxa do Brasil
Seminário de Comunicação
Em Fortaleza, Bolsonaro lidera ato do PL e mira eleição de 2026
Justiça Eleitoral
Investigado e preso, prefeito do Interior do Ceará tem mandato cassado