Entrar
Cadastro
Entrar
{ "datacode": "BANNER", "exhibitionresource": "ESTADO_LEITURA", "assettype": "NO", "articlekey": 109815, "context": "{\"positioncode\":\"UF_Leitura_Noticias_Cima\",\"assettype\":\"NO\",\"articlekey\":109815,\"uri\":\"ce\"}" }
Receba notícias do Congresso em Foco:
Elmano de Freitas
Congresso em Foco
30/6/2025 | Atualizado às 10:26
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), usou um event partidário em Crateús, neste fim de semana, para reagir à recente derrota do governo federal no Congresso, que reverteu o aumento do IOF proposto pelo Palácio do Planalto. Sem citar nomes, Elmano lamentou a posição da maioria dos parlamentares que, segundo ele, votaram contra a taxação de "milionários".
Para o governador petista, o posicionamento desses parlamentares revela um afastamento da lógica defendida pelo PT, que propõe maior contribuição para os mais ricos. "A nossa visão é que quem tem mais, os milionários, deve pagar mais impostos. Quem tem menos, deve pagar menos ou nada", afirmou, apontando que o voto contra a medida favorece os mais ricos.
Entre os 22 deputados federais cearenses, 17 votaram contra o governo, dos quais 12 são aliados do PT no Estado. Outros dois aliados faltaram à votação. Apenas os três deputados petistas votaram com o governo: José Guimarães, Luizianne Lins e José Airton Cirilo.
Cortes em políticas sociais
Elmano também criticou de forma mais ampla a postura do Congresso, sugerindo que os parlamentares priorizam cortes em áreas sociais. "Eles acham que o governo não deve cobrar dos milionários, mas sim cortar da educação e da saúde dos brasileiros", disparou, sinalizando que a decisão pode comprometer políticas públicas essenciais.
A declaração ocorreu em meio ao desconforto do PT com o comportamento de parte de sua base aliada, que contribuiu para a derrota no Legislativo. A crítica de Elmano, mesmo indireta, reforça a tensão dentro da coalizão governista, em um momento em que a fidelidade política começa a ser testada em pautas sensíveis.
Como votaram os deputados federais cearenses na pauta do IOF
A favor da derrubada dos decretos (Sim):
Contra a derrubada dos decretos (Não):
Ausentes:
{ "datacode": "NOTICIAS_LEIA_MAIS", "exhibitionresource": "ESTADO_LEITURA", "articlekey": 109815, "context": "{\"articlekey\":109815,\"uri\":\"ce\"}" }
Repercussão nas redes
Escondidos na Rocinha
Chefes de facção teriam interferido em eleição no Interior do Ceará
Seminário de Comunicação
Em Fortaleza, Bolsonaro lidera ato do PL e mira eleição de 2026
Crise em família
Ciro Gomes diz que irmão Cid é "cúmplice de tragédia" no Ceará
Pnad Contínua 2024
Com mais de 800 mil analfabetos, Ceará tem 4ª maior taxa do Brasil