Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. "Qual o receio?", questiona Fruet sobre sigilo de 100 anos

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

"Qual o receio?", questiona Fruet sobre sigilo de 100 anos

Congresso em Foco

4/8/2021 7:49

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Para Gustavo Fruet sigilo de 100 anos sobre acesso de filhos de Bolsonaro ao Palácio do Planalto é provocação

Para Gustavo Fruet sigilo de 100 anos sobre acesso de filhos de Bolsonaro ao Palácio do Planalto é provocação

O deputado Gustavo Fruet (PDT-PR), que encaminhou na última segunda (4) um pedido à presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, solicitando informações sobre a quantidade de atos classificados como reservados, secretos e ultrassecretos, desde 2019, considera como "sem precedentes" a medida do governo federal de impor sigilo de 100 anos sobre o acesso dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Flávio Bolsonaro (sem partido) ao Palácio do Planalto.

"Estamos indo na contramão da transparência. Naturalizou de um jeito como se fosse errado pedir informações públicas de atos públicos e pessoas públicas. É insano", disse o deputado paranaense em entrevista ao Congresso em Foco.

No documento enviado ao TCU, o parlamentar argumenta que a intenção do pedido é dar cumprimento à fiscalização dos atos do Poder Executivo, bem como da transparência das informações de interesse público, como é a classificação de atos, nos termos da Lei de Acesso à Informação. Fruet teria solicitado informações junto à Controladoria Geral da União (CGU) que teria se "limitado a indicar links de páginas da internet onde supostamente seria possível acessar as informações solicitadas."

"O governo não considera prioritário dar informações. Por exemplo, houve ou não utilização de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) levando empresários para a Índia?", questiona Fruet. "O Brasil lutou muito por abertura de dados e acesso a informação. Esse tipo de conduta pode replicar em estados, municípios provocando um feito cascata. Deixar de usar a base de dados e informações públicas pode ter, inclusive, efeitos na gestão, comprometer orçamento."

Gustavo Fruet considera a  imposição de sigilo de 100 anos sobre os acessos dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Palácio do Planalto uma provocação. "Deve ser para desviar a atenção de algo. Não tem sentido. Qual o receio? É o de as pessoas questionarem se há um governo paralelo, uma interferência dos filhos no governo?"

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Tags

TCU presidência da República Jair Bolsonaro Gustavo Fruet sigilo Tribunal de Contas da União Eduardo Bolsonaro carlos bolsonaro Flavio Bolsonaronaro

Temas

Congresso

LEIA MAIS

Indicações

Comissão de Infraestrutura recebe relatório de 16 candidatos

Congresso

Câmara aprova horário especial para provas por motivo religioso

Crítica

Girão volta à tribuna para pedir impeachment de Alexandre de Moraes

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

SENADO

Na mira de Alcolumbre: dois indicados podem ser recusados em sabatinas

2

EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncia de Felca

3

Tarifaço

Motta critica Eduardo Bolsonaro: "Nem os seus apoiadores concordam"

4

REAÇÃO NA CÂMARA

Vídeo de Felca gera mais de 30 projetos sobre adultização de crianças

5

Tributação Financeira

Haddad debate nova tributação de fundos e ativos virtuais no Senado

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES