Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
Autoria e responsabilidade de Marina Barbosa
27/11/2019 16:09
O MDB foi escolhido para presidir a CPI por um acordo de líderes que entregou a relatoria da comissão ao PSB - o partido do deputado João Campos (PE), que propôs a criação da CPI. Por ser o autor dessa proposição, o PSB poderia ficar com a presidência ou a relatoria da comissão, mas escolheu a relatoria por entender que esta é uma posição mais combativa que lhe permitirá conduzir as investigações da origem do óleo e também as discussões sobre as medidas que possam evitar novos desastres como esse. O partido indicou para o cargo, então, o próprio João Campos.
Já o MDB vinha sugerindo que indicaria um deputado do Nordeste para a presidência, já que esta foi a região mais atingida pelo óleo. O mais cotado para o cargo era Isnaldo Bilhões (AL), que já havia admitido ao Congresso em Foco que estava conversando sobre o cargo.
Na manhã desta quarta, porém, o partido enviou outro nome como candidato a presidente, o de Herculano Passos. Membros do partido argumentam que Passos é um bom nome por conta da proximidade com o setor turístico. Bulhões reitera que é uma boa indicação e diz que abriu mão da presidência para se dedicar a outras pautas.
Os deputados do Nordeste e da frente ambientalista admitiram que a expectativa era que o indicado do MDB indicasse um nordestino para o cargo. Mas acreditam que será possível tocar as investigações sobre o óleo sem interferências já que o ainda Nordeste é maioria entre os membros do colegiado e está representado na relatoria. O relator João Campos, por sinal, informou que o trade turístico já entendeu a importância da CPI para, além de apurar as causas e os atuais responsáveis pelo derramamento de óleo, sejam discutidas medidas que possam evitar novos desastres ambientais como esse.
A instalação da CPI acontece na tarde desta quarta-feira (27) na Camara dos Deputados. Herculano e João Campos devem se manifestar sobre o andamento das investigações em relação ao óleo nesta ocasião.
> Veja quem assinou o pedido de CPI do Vazamento de Óleo
> Tenha a melhor cobertura do Congresso de graça no seu Whatsapp

Temas
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas
TRANSPORTE AÉREO
Câmara aprova proibição da cobrança por malas de até 23 kg em voos