Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Oposição vai à PGR buscar apoio para CPI

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Oposição vai à PGR buscar apoio para CPI

Congresso em Foco

9/4/2007 20:27

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em busca de apoio do Ministério Público para a instalação da CPI do Apagão aéreo, o líder do PSDB na Câmara, Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), se reúne amanhã (10) com o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza . No fim da tarde de hoje (9), o tucano, e os líderes do DEM (ex-PFL), Onyx Lorenzoni (RS), do PPS, Fernado Coruja (SC), e da Minoria, Júlio Redecker (PSDB-RS), pediram a audiência na Procuradoria Geral da República (PGR) com o chefe do Ministério Público Federal.

Souza tem de proferir parecer no processo em curso no Supremo Tribunal Federal em que a oposição pede a imediata instalação da CPI. Uma liminar garantiu que o requerimento de criação da comissão não seja arquivado pela Câmara. Agora, os ministros do STF precisam concluir o julgamento. Pelas normas do Supremo, eles devem antes conhecer a opinião do procurador-geral.

Além de defenderem a instalação da CPI, os deputados querem saber se Souza vai fazer um relatório sobre o assunto ou simplesmente dará um parecer sucinto, em plenário. Redecker está confiante. “Ele é uma pessoa extremamente preparada”, comentou.

O líder da Minoria disse que o PSDB vai esperar a decisão do Supremo e defender uma CPI feita apenas por deputados. Se o Senado quiser, argumentou, pode abrir uma investigação paralela ou focada nas supostas irregularidades financeiras na Infraero, empresa que administra os aeroportos. Para Redecker, uma CPI mista é inviável.

“É muito difícil. Não acredito que o governo vá permitir uma CPI nas duas casas”, disse, ao se referir à força do Planalto com a oferta de cargos no Executivo aos parlamentares da base aliada.

Redecker defendeu a saída do ministro da Defesa, Waldir Pires, depois do caos aéreo deflagrado pelos controladores no fim de março. “É um homem honrado, mas, para manter o currículo dele, tem de pedir demissão”, declarou. (Eduardo Militão)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Planalto quer alterar relatório petista sobre Fundeb

Conselho político do governo se reúne esta noite

Chinaglia vai discutir reajuste para parlamentares

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

4

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES