Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
24/1/2007 | Atualizado 3/2/2007 às 18:45
O PPS oficializou hoje (24) o apoio da bancada do partido na Câmara à candidatura do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) para a presidência da Casa. A decisão acaba de ser anunciada pelo líder do partido na Câmara, deputado Fernando Coruja (PPS-SC).
O apoio ao tucano foi tomado após uma reunião com a presença de nove deputados, dos 20 que compõem a bancada do PPS. Os 11 deputados restantes foram consultados por telefone.
Para o líder do PPS, a candidatura de Fruet não representa oposição, mas sim uma representação do grupo de deputados que buscam uma candidatura alternativas às de Aldo Rebelo (PCdoB-SP), atual presidente da Câmara e candidato à reeleição; e Arlindo Chinaglia (PT-SP), líder do governo na Casa.
“O Legislativo precisa ser independente. O Executivo tem exercido uma atividade muito forte na Casa. Estamos apoiando não o candidato do PSDB, mas o representante do grupo dos 30”, disse Coruja. “A questão básica que temos procurado é o fortalecimento do Legislativo em relação ao Executivo. Esperamos uma maior independência”, ressaltou.
De acordo com o parlamentar catarinense, a decisão de apoiar o tucano na disputa pelo comando da Câmara foi unânime. O líder do PPS também afirmou que acredita que Fruet vá para o segundo turno. Para isso, o tucano precisaria de pelo menos 130 votos. Caso o deputado paranaense não passe para o segundo turno da disputa, o PPS ainda não sabe quem apoiará.
“Nessa eventualidade, nós teríamos que fazer outra negociação”, explicou. Coruja está conversando com outros partidos para reforçar a bancada do partido na próxima legislatura. De acordo com ele, o PMN e o PHS serão procurados pelo PPS. (Ricardo Taffner)
Leia mais sobre a sucessão na Câmara
MG: Fruet critica "aula" de Aldo e recebe apoio de Itamar
Chinaglia: trabalho "para ganhar no 1° turno"
Aldo rebate crítica sobre "aula" aos novos deputados
Ciro quer intervenção da coalizão na disputa da Câmara
Em simulação, Manuela D’Ávila vence eleição
Fruet busca apoio da CNBB
Temas
Câmara dos Deputados
Diante de exílio de Eduardo, projeto prevê exercício remoto do mandato
CÂMARA DOS DEPUTADOS
Hugo Motta exonera servidores remotos para encerrar especulações
AGENDA DA SEMANA
Veja cinco assuntos na mira do Congresso na semana antes do recesso