Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
24/1/2007 | Atualizado às 13:52
O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne hoje para definir a nova taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 13,25%. A expectativa pela redução da taxa é grande dentro do próprio governo.
Durante o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, cobrou anteontem (22) do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, em tom de brincadeira, a redução da Selic.
Para o ministro, a decisão do Copom será fundamental para que o setor privado mostre disposição de ampliar seus investimentos e ajude a cumprir o objetivo central do PAC.
De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, Mantega aposta, nos bastidores, na manutenção do ritmo de corte de 0,5 ponto porcentual na Selic, apesar de o mercado prever redução de 0,25 ponto porcentual.
Os técnicos calculam que, se o Copom – que se reúne este ano oito vezes para discutir a taxa de juros – fizer pelo menos três cortes de 0,5 ponto e mantiver outras reduções no nível de 0,25 ponto, no fim do ano a taxa básica fecha entre 10% e 11%.
O secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, prefere não entrar na polêmica sobre o tamanho do corte da Selic, mas reforça a expectativa da continuidade de redução da taxa básica, diz o Estadão.
Barbosa enfoca sua avaliação no fato de que o PAC não põe em risco a trajetória de queda dos juros. “O PAC não é expansionista no sentido de ameaçar a queda dos juros.”
A situação macroeconômica no Brasil e no exterior, segundo ele, é favorável à manutenção do processo de queda dos juros, com a redução dos preços do petróleo e a pressão deflacionária mundial causada pela China. “O ritmo de queda vai depender do BC [Banco Central], mas as condições do Brasil e da economia mundial apontam uma trajetória decrescente dos juros”, avalia o secretário-adjunto.
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
LEI MARIA DA PENHA
Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso