Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Câmara adia MP que reajusta aposentadorias

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Câmara adia MP que reajusta aposentadorias

Congresso em Foco

8/11/2006 | Atualizado às 21:39

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A Câmara adiou novamente a votação da Medida Provisória 316/06, que concede 5,01% de aumento aos aposentados com benefício superior a um salário mínimo. Governo e oposição não conseguiram entrar em consenso sobre o percentual do reajuste e, na eminência de nova derrota, os aliados manobraram para derrubar a sessão.

O momento mais acalorado da discussão ocorreu durante a Ordem do Dia, que terminou às 18h. Os parlamentares discutiam uma emenda encaminhada pelos oposicionistas que eleva o percentual de reajuste para 16,6% - igual ao do salário mínimo. A sessão foi prorrogada por uma hora e encerrada. A oposição conseguiu uma sessão extraordinária, com o painel zerado, mas os governistas esvaziaram o plenário.

Mesmo assim, havia um bom número de deputados na Casa. Quando 235 registraram presença - o mínimo exigido para o início das votações é 257 - o primeiro-secretário, Inocêncio Oliveira (PL-PE), que presidia a sessão, encerrou os trabalhos. "Estava tudo correndo bem, havia quorum e de repente derrubaram a sessão", afirmou o líder do PDT na Câmara, Miro Teixeira (RJ).

O governo sustenta, porém, que a União não tem recursos em caixa para arcar com o impacto desse percentual, de R$ 7 bilhões. A falta de entendimento em torno do tema já levou à derrubada da MP 291/06, que tratava do mesmo assunto. Os dois lados não conseguiram chegar a um consenso sobre o percentual do reajuste e a proposta perdeu a validade antes de ser votada.

Para não deixar os aposentados sem aumento, o governo assinou a MP 316/06, mas com 0,01 ponto a mais - já que a Constituição proíbe a reedição de medidas que tratem de temas derrubados em outras. (Diego Moraes)

Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Dossiê: piloto afirma que foi procurado por Valdebran

Câmara aprova MP que reajusta aposentadorias

Senado aprova, com mudanças, Lei das Microempresas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES