No Rio de Janeiro, a aliança entre o presidente Lula e o candidato ao governo do estado, senador Sérgio Cabral (PMDB), manteve o petista na liderança da disputa presidencial. Isso é o que afirma pesquisa do Instituto Informa. De acordo com o levantamento, Lula tem 65% dos votos válidos contra 35% do tucano Geraldo Alckmin.
No primeiro turno, no estado carioca, o petista alcançou 49,2% dos votos contra 28,9% de Alckmin.
Quanto aos votos totais, Lula ficou com 58% das intenções de voto enquanto o tucano apareceu com 32%. Brancos e nulos somaram 7% e aqueles que não sabem ou não quiseram opinar representaram 3%.
A pesquisa foi realizada com 2040 eleitores em 42 municípios do Rio entre os dias 10 e 12 de outubro. A margem de erro do levantamento é de 2,17 pontos percentuais para mais ou para menos.
Governo
Já na disputa pelo governo do estado, o apoio de Lula deixou Cabral com 62% dos votos válidos. Quanto a concorrente do peemedebista neste segundo turno, Denise Frossard (PPS) ficou com 38%. No primeiro turno, Cabral levou a melhor, foram 41,4% dos votos contra 23,8% de Frossard. (Renaro Cardozo)