Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
31/7/2006 | Atualizado 1/8/2006 às 8:13
Até agora voltada exclusivamente para a análise da participação de parlamentares ou ex-parlamentares na chamada máfia das ambulâncias, a CPI dos Sanguessugas está prestes a inaugurar outra frente de investigações. O objetivo será apurar a responsabilidade do governo federal e de seus funcionários ou ex-funcionários nas fraudes.
Foi o que anunciou nesta segunda-feira (31) pela manhã o relator da CPI, senador Amir Lando (PMDB-RO). Segundo ele, caberá a uma nova sub-relatoria investigar a participação do Poder Executivo no esquema de corrupção. Os trabalhos, completou o relator, começarão imediatamente e prosseguirão até depois das eleições. O nome do responsável pela sub-relatoria ainda não foi decidido.
Amir Lando acrescentou que os ex-ministros da Saúde Humberto Costa (PT-PE) e Saraiva Felipe (PMDB-MG) serão chamados para depor na CPI. A sub-relatoria também investigará os ministérios das Comunicações, da Educação e da Ciência e Tecnologia. "Eu entendo que essa sub-relatoria terá ampla competência para ouvir todos os implicados", afirmou Amir Lando.
Vedoin tem depoimento adiado
O relator chegou a confirmar pela manhã que a CPI ouviria nesta terça-feira (1º) o empresário Luiz Antônio Vedoin, sócio da Planam e um dos coordenadores do esquema ilegal, que envolvia o pagamento de propinas a parlamentares com o objetivo de garantir recursos federais para a aquisição de ambulâncias superfaturadas destinadas às prefeituras municipais. Mas o depoimento, marcado para ser realizado na superintendência da Polícia Federal, em Brasília, foi adiado sem data definida.
Era esperado também que o sub-relator de sistematização da CPI, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), apresentasse um relatório sobre os primeiros resultados dos trabalhos da comissão.
De acordo com matéria publicada nesta segunda-feira pelo jornal Folha de S. Paulo, 128 parlamentares e ex-parlamentares federais estão envolvidos no escândalo (veja a lista).
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
LEI MARIA DA PENHA
Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso