Pesquisa realizada pelo instituto Toledo & Associados, encomendada pelo Diário do Grande ABC, aponta o candidato do PSDB à presidência da república, Geraldo Alckmin, com 40% das intenções de voto contra 37,7% de Lula. A região do ABC paulista é considerada o berço político de Lula. Foi lá que ele começou sua carreira sindical e política no início dos anos 1980.
Como a margem de erro da pesquisa é de 3,2%, os dois candidatos encontram-se empatados tecnicamente. Os candidatos do Psol, senadora Heloísa Helena (AL), e do PDT, senador Cristovam Buarque (DF) ficaram com 5,4% e 1,1%, respectivamente.
Numa simulação do segundo turno entre Lula e Alckmin, o petista perderia com 41,6% de votos contra 45,1% do tucano. A consulta ainda aponta que Geraldo Alckmin está à frente de Lula em seis das sete cidades da região: em São Bernardo do Campo, maior colégio eleitoral do ABC; em Santo André, município administrado pelo PT; em São Caetano; em Mauá, cidade que foi administrada pelo PT por dois mandatos consecutivos; em Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. Lula só está à frente de Alckmin em Diadema, cidade que foi administrada pelo petista José de Filipi Júnior, que se licenciou do cargo para coordenar a campanha do presidente à reeleição.
Na mesma pesquisa, o presidente Lula aparece como o candidato com o maor índice de rejeição. Ao serem perguntados sobre em quem não votariam de jeito nenhum, 30,9% disseram que não votariam em Lula. Alckmin obteve 16,9%, Cristovam Buarque com 13,6% e Heloísa Helena com 10,8% de rejeição.
Foram ouvidas 1.006 pessoas entre os dias 2 e 4 deste mês. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 10.771/2006.