Em conversa há pouco com jornalistas, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), afirmou que "o esforço da Casa é para que aconteça" a sessão plenária marcada para as 16 horas de amanhã. Os jornalistas mostraram-se preocupados com a possibilidade de esvaziamento do Congresso, uma vez que a seleção brasileira participa ao meio-dia de jogo pela Copa do Mundo.
Aldo, porém, rebateu dizendo que o esforço para a realização da sessão está representado na conversa que ele mantém com os líderes partidários na Câmara. Quatro itens trancam a pauta de votações da Casa.
Direitos humanos
Aldo Rebelo e o presidente do Senado,
Renan Calheiros (PMDB-AL), recebem neste momento o secretário-especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, ministro Paulo Vannuchi. Hoje - Dia Internacional contra a Tortura - Vannuchi veio à Câmara pedir prioridade para a ratificação do Protocolo Facultativo à Convenção da ONU contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanas e Degradantes.
O protocolo tramita na Casa como o Projeto de Decreto Legislativo 1425/04, já aprovado pelas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania; Direitos Humanos e Minorias; e Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.