O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, confirmou à Folha de S. Paulo que o governo acionará Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity, na Justiça. A revista Veja publicou matéria neste final de semana afirmando que documentos obtidos pelo banqueiro provariam que o presidente Lula e outros "cardeais petistas" possuem polpudas contas bancárias em paraísos fiscais no exterior.
Lula e outros citados negam a acusação. O ex-ministro Luiz Gushiken, também anunciando que já constituiu advogado para dar entrada em processo judicial (contra Dantas ou a revista), estranha não ter sido procurado por Veja para se manifestar sobre o assunto. Segundo o jornal, o diretor da Polícia Federal Paulo Lacerda, outro incluído na lista como titular de conta em paraíso fiscal, alega "que a conta no exterior pertence a um homônimo e que havia explicado isso à revista".
Outro citado, o senador Romeu Tuma (PFL-SP), disse que processará Dantas e a Kroll, empresa que Dantas teria encarregado de fazer a investigação. "É a coisa mais absurda do mundo. Nunca tive conta no exterior. Não tenho dinheiro para ter conta no exterior. Tenho duas contas no Brasil, que é onde recebo", disse Tuma.
O jornal noticia que "auxiliares diretos do presidente afirmaram à Folha que o empresário e banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, estaria tentando 'chantagear' o governo".
Tarso Genro declarou: "Estou falando especificamente de Lula. Essa é uma informação infamante e caluniosa que, seguramente, terá as respostas legais adequadas", declarou. Membros do governo reagiram com indignação à denúncia da revista. Para eles, Veja deu crédito a um novo dossiê Cayman (conjunto de papéis falsos que mostrariam contas secretas de FHC e outros próceres do seu governo naquele paraíso fiscal).