O presidente Lula ficou bastante irritado com a reportagem publicada neste final de semana pela revista Veja. A revista diz que o banqueiro Daniel Dantas possui documentos que mostrariam que o presidente e outros petistas têm contas bancárias em paraísos fiscais. Ao ser questionado por jornalistas quando chegava ao hotel em que está hospedado, em Viena, Lula afirmou que a Veja não traz uma denúncia. "A Veja traz uma mentira. Se tivessem me avisado que eu tinha 38 mil euros, eu teria comprado um presente para dona Marisa. Fico sabendo quando vou embora".
Muito irritado, o presidente acrescentou que Veja tem alguns jornalistas que já há algum tempo estão merecendo "o Prêmio Nobel de irresponsabilidade": "Eu só posso considerar isso como um crime praticado por um jornalista ou por uma revista. Eu não posso comparar isso ao jornalismo. Sinceramente, é de uma leviandade e de uma grosseria que um ser humano comum não pode admitir, quanto mais um presidente da República. Ou seja: eu acho que quando as pessoas têm o poder de escrever alguma coisa, aumenta a responsabilidade. Eu acho uma total irresponsabilidade. Vocês conhecem alguns jornalistas que eu estou citando, vocês sabem o que eles têm feito nesses últimos meses".
Lula foi além: "Eu não acredito que dentro da revista Veja tenha uma única pessoa que tenha 10% da dignidade e da honestidade que eu tenho. Eu não posso admitir isso! Eu não posso! É uma ofensa ao presidente da República, é uma ofensa ao povo brasileiro. E eu acho que essa prática de jornalismo não leva o país a lugar nenhum".
Perguntado sobre quais medidas adotará contra a revista, Lula declarou: "Eu não sei, nem li a matéria direito. Vou ter de chegar ao Brasil e ler. Eu acho uma insanidade, uma insanidade. Eu posso dizer a vocês que é a pior prática de jornalismo. A Veja já vem assim há algum tempo. Não é de hoje não. Mas eu acho que ela chegou ao limite, chegou ao limite, chegou ao limite. Eu não sei se o jornalista que escreve uma matéria daquela tem a dignidade de dizer que é jornalista. Ele poderia dizer que é bandido, mau caráter, malfeitor, mentiroso. Eu não posso e é até constrangedor um presidente da República saber que tem uma mentira dessa grosseria numa revista que deveria respeitar seus leitores. Os leitores pagam a revista, são induzidos a assinar. E não merecem a quantidade de mentiras que ela tem publicado".
No Brasil, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, também se manifestou sobre a reportagem, que o acusa de ter conta secreta no exterior. Por meio de assessores, o ministro informou que "são totalmente infundadas as informações veiculadas pela revista Veja". Segundo os assessores de Thomaz Bastos, todos os investimentos do ministro "foram devidamente declarados e com recolhimento de impostos, como consta em sua declaração de Imposto de Renda".