O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), iniciou há pouco a sessão para a votação do parecer do Conselho de Ética que sugere a cassação do deputado José Mentor (PT-SP). Neste momento, o painel eletrônico registra 243 deputados em plenário.
O vice-presidente da Casa, José Thomaz Nonô (PFL-AL), questionou Aldo sobre a abertura da sessão de perda de mandato com o quórum baixo. "Quoruns baixos pre-determinam resultados", afirmou o pefelista. "O país inteiro já entende que o quorum baixo é um camimnho rápido para a absolvição", completou o deputado Robson Tuma (PFL-SP).
Aldo respondeu que a sessão pode ser suspensa ou adiada caso algum partido apresente um pedido formal - que precisa ser aprovado em plenário.
Acusado de se beneficiar do mensalão por receber R$ 120 mil das contas do empresário Marcos Valério, Mentor recebeu parecer pela absolvição no Conselho do relator do processo, Edmar Moreira (PFL-MG). Porém, o relatório acabou derrubado pelos integrantes do órgão e coube a Nelson Trad (PMDB-MS) redigir um relatório recomendando a cassação.