O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse nesta terça-feira que a disputa política sobre a apuração da "Lista de Furnas" está tirando o foco das investigações da comissão. Segundo ele, esse foi o motivo do cancelamento da reunião administrativa de hoje.
A chamada lista de Furnas, de autoria atribuída ao ex-diretor da empresa Dimas Toledo, traz o nome de 156 políticos que teriam recebido recursos de fontes irregulares nas campanhas de 2002.
Serraglio afirmou que a campanha presidencial está sendo trazida para a comissão. Para ele, é preciso evitar que essa disputa prejudique a conclusão das investigações.
Depoimentos
O relator afirmou que não há necessidade de a comissão ouvir o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e o lobista Nilton Monteiro a respeito da lista, que registra nomes de políticos supostamente beneficiados da lista de Furnas.
O deputado não descartou, no entanto, que eles venham a depor na comissão. Monteiro seria ouvido porque entregou uma cópia da lista à Polícia Federal. Já o ministro da Justiça prestaria esclarecimentos sobre as investigações da PF a respeito do documento.
A votação dos requerimentos de convocação de Bastos e Monteiro foram adiadas para a próxima terça-feira (21), às 15 horas.