Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Falta de quorum atrasa trabalhos na Câmara

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Falta de quorum atrasa trabalhos na Câmara

Congresso em Foco

6/2/2006 16:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Por causa de um deputado, não houve quorum mínimo em plenário para abertura dos trabalhos da Câmara nesta segunda-feira. Desde o início da "fase plena" desta convocação extraordinária, em 16 de janeiro, os parlamentares ainda não conseguiram se reunir em número suficiente para fazer a Casa funcionar nas segundas e nas sextas-feiras.

Para que os trabalhos sejam abertos, pelo menos 51 deputados precisam registrar presença na Casa até às 16h. Hoje, 50 parlamentares apareceram em plenário - um a menos do que o mínimo necessário para validar a Ordem do Dia.

O ritmo dos trabalhos no plenário influencia diretamente o andamento dos processos no Conselho de Ética. Isso porque a contagem dos prazos para a votação dos relatórios contra os deputados ameaçados de cassação é feita com base nas sessões plenárias.

Para agilizar a conclusão dos processos no Conselho, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PcdoB-SP), pediu aos líderes partidários, na semana passada, que negociassem junto às bancadas escalas de comparecimento, nas segundas e sextas-feiras, para que o quorum de abertura das sessões fosse atingido. Porém, a fórmula não tem funcionado. Na sexta-feira passada não houve número suficiente de deputados para abrir os trabalhos no plenário e hoje, nem mesmo o presidente da Casa deu as caras no Salão Verde.

Os mais beneficiados com o vazio do plenário são os deputados Roberto Brant (PFL-MG), Professor Luizinho (PT-SP) e Pedro Corrêa (PP-PE), que já tiveram os pedidos de cassação de seus mandatos aprovados no Conselho. Os processo já estão na Mesa Diretora e aguardam apenas a contagem de cinco sessões para entrar na pauta do plenário.

Outra ausência que poderia ter feito a diferença na sessão de hoje foi a do presidente do Conselho, Ricardo Izar (PTB-SP). Um dos que mais critica a falta de quorum nas sessões de segunda e sexta-feira, o petebista só deve chegar à capital federal no fim desta noite.

Com mais uma sessão cancelada, o Conselho vai prolongar outra vez o prazo fixado para o fim da defesa do deputado João Magno (PT-SP). Segundo a assessoria do órgão, os demais processos não serão prejudicados.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

"Vamos ver quem sai mal, se FHC ou PT", diz Virgílio

Lula sanciona lei que amplia ensino fundamental

"Vamos virar as noites na comissão", promete Merss

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

PEC 3/2021

Veja como cada deputado votou na PEC da Blindagem

2

GOVERNO

Lula escolhe Emmanoel Schmidt Rondon para presidir os Correios

3

IMUNIDADE PARLAMENTAR

Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara

4

INFRAESTRUTURA

MP do Setor Elétrico é aprovada na Câmara em último dia de validade

5

Educação e Pesquisa

Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES