Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. Corregedoria investiga deputados do PSOL por ofensas

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

Corregedoria investiga deputados do PSOL por ofensas

Congresso em Foco

13/12/2005 16:08

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
A Corregedoria Geral da Câmara abriu, nessa semana, mais três processos. Serão investigados o comportamento de dois deputados do PSOL, Luciana Genro (RS) e Babá (RJ), e do deputado João Pontes (PDT-SE). Os três foram expulsos do PT em dezembro de 2003, juntamente com a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL).

Os três deputados foram denunciados pelo deputado Eduardo Valverde (PT-RO), que alegou ter sido ofendido por eles em discursos feitos do Plenário da Câmara. Os deputados acusados de quebra de decoro criticaram Valverde pelos ataques que ele havia feito contra a senadora Heloísa Helena, durante reunião conjunta das CPIs do Mensalão e dos Correios.

Na sessão, ocorrida no final de setembro, Valverde bateu boca com a senadora e, no calor da discussão, acusou a parlamentar de ter votado contra a cassação do mandato do ex-senador Luiz Estevão (PMDB-DF) porque teria tido "um caso" com ele. Os três parlamentares saíram em defesa de Heloísa Helena em discursos no plenário e fizeram várias acusações contra Valverde.

"Se valem os boatos dos corredores, também ouvimos coisas a respeito do senhor, como, por exemplo, que era um dos mais animados participantes das festas promovidas pela cafetina Jeany Mary Córner, e que estava sempre lá comemorando o roubo do dinheiro público", disse, à época, Luciana Genro. O deputado Babá também bateu em Valverde no seu discurso em defesa de Heloisa Helena. "Eu sugiro que o senhor lave a boca para falar da senadora. Vossa Excelência não tem moral, é boca suja. O senhor deveria falar de seu envolvimento com pedofilia", discursou Babá. João Fontes disse que nem no período militar um parlamentar "se arvorou a fazer tais afirmações" contra outro colega de Congresso Nacional.

No processo que enviou à Secretaria Geral da Mesa, Valverde pede abertura de procedimento disciplinar contra os três, com base no Código de Ética da Câmara. O processo foi remetido na semana passada para o corregedor da Câmara, Ciro Nogueira (PP-PI), que irá decidir o destino do processo. Os três deputados acusados por Valverde também entraram com processo contra o parlamentar petista, mas somente no fim de outubro. Esse processo deve ser enviado esta semana para a Corregedoria, segundo o jornal O Globo.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Começa depoimento de Wanderval Santos

Izar: Conselho trabalhará informalmente no recesso

Lula não define valor do salário mínimo

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES