Entrar

    Cadastro

    Notícias

    Colunas

    Artigos

    Informativo

    Estados

    Apoiadores

    Radar

    Quem Somos

    Fale Conosco

Entrar

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigos
  1. Home >
  2. Notícias >
  3. CPI vai indiciar suspeitos de extorsão em Santo André

Publicidade

Publicidade

Receba notícias do Congresso em Foco:

E-mail Whatsapp Telegram Google News

CPI vai indiciar suspeitos de extorsão em Santo André

Congresso em Foco

23/11/2005 19:55

A-A+
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O relator da CPI dos Bingos, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), disse hoje que vai pedir o indiciamento de Klinger Luiz Oliveira, ex-secretário da prefeitura de Santo André, Ronan Maria Pinto, empresário do ramo de transportes no município, e Sérgio Gomes da Silva, o "Sombra", apontado como o mandante do assassinato do ex-prefeito Celso Daniel, morto em 2002.

Os três são acusados de participar de um suposto esquema de arrecadação ilegal de verbas em Santo André para alimentar o caixa dois do PT para campanhas.

Hoje, a comissão ouviu a empresária Rosângela Gabrilli, que apresentou provas da existência do suposto esquema de arrecadação em Santo André. Ela afirmou que Klinger, Ronan e Sérgio eram os principais operadores do esquema. Os membros da CPI disseram que o depoimento reforçou a tese de que o assassinato de Celso Daniel foi motivado por questões políticas. Os parlamentares desconfiam que o ex-prefeito morreu quando tentava desmantelar o suposto esquema de propina no município.

Proprietária de uma empresa de ônibus, a depoente relatou que as duas companhias que operam o serviço na cidade contribuiram mensalmente, entre 1997 e 2001, para a "caixinha do transporte", com valores que variavam de R$ 300 a R$ 550 por carro. Rosângela informou que a cobrança só foi suspensa após a morte do ex-prefeito.

A empresária estava tensa e chegou a chorar durante o depoimento. Ela revelou que seu pai reuniu-se com Celso Daniel para uma conversa logo depois de o ex-prefeito tomar posse. O pai de Rosagêla era o dono da empresa de ônibus. Segundo a depoente, Celso Daniel avisou que cuidaria apenas dos assuntos políticos a "administração da cidade dali em diante" seria responsabilidade de Klinger.

Alguns dias depois, Klinger teria marcado outro encontro com o pai de Rosângela, junto com Ronan e com Sérgio Gomes. Segundo a empresária, nesta segunda reunião Klinger avisou que as empresas de ônibus teriam de repassar, todo dia 30, dinheiro para o caixa dois do PT.
Siga-nos noGoogle News
Compartilhar

Temas

Reportagem

LEIA MAIS

Conselho vai trabalhar no recesso

Dirceu ganha tempo no STF

Extorsão só acabou após morte de Celso Daniel, diz empresária

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
1

REAÇÃO AO TARIFAÇO

Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump

2

VÍDEO

Valdemar Costa Neto admite "planejamento de golpe", mas nega crime

3

TRAMA GOLPISTA

Quem são os próximos a serem julgados por tentativa de golpe no STF?

4

TRANSPARÊNCIA

Dino pede que PF investigue desvios em emendas de nove municípios

5

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora

Congresso em Foco
NotíciasColunasArtigosFale Conosco

CONGRESSO EM FOCO NAS REDES