Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
7/12/2010 12:08
Renata Camargo
O senador Gim Argello, vice-líder do governo no Senado e relator-geral da Comissão Mista de Orçamento, encaminhou na manhã desta terça-feira (7) ofícios ao Tribunal de Contas da União (TCU), à Controladoria Geral da União (CGU) e à Procuradoria Geral da República para que esses órgãos investiguem as denúncias de desvios de emendas de sua autoria ao Orçamento 2010. O parlamentar descartou qualquer possibilidade de deixar a relatoria da comissão.
"Essa denúncias não prejudicam o andamento dos trabalhos da Comissão de Orçamento. Não acredito que possa contaminar, porque são emendas que dizem respeito a apenas um parlamentar", disse Gim.
De acordo com reportagens publicadas no último domingo (5), pelo jornal O Estado de S. Paulo, Gim beneficiou entidades fantasmas com emendas do Orçamento do Ministério do Turismo referente a esse ano. Segundo a denúncia, um jardineiro e um mecânico seriam usados como "laranjas" no esquema de fraude no orçamento, cujos repasses somam R$ 3 milhões.
Na tarde de ontem (6), o relator anunciou que vai cancelar todas as emendas de sua autoria que tenham por objeto eventos e patrocínios culturais e transferi-las para a infraestrutura turística do Distrito Federal. Em nota, Gim Argello negou fraude na elaboração de emendas parlamentares que destinaram recursos para instituições fantasmas.
Na manhã de hoje, Gim refirmou que cabe aos ministérios e órgãos de controle fiscalizar os recursos oriundos de emendas parlamentares. O parlamentar descartou também adiamento na votação do orçamento 2011, previsto para o próximo dia 22. "Todo parlamentar recebe as demandas da sociedade e as encaminha aos ministérios", justificou.
Leia também:
Rudolfo Lago: Eu vou, eu vou desviar dinheiro, eu vou
Relator do Orçamento banca esquema de entidade fantasma
Esquema dos institutos envolve mais parlamentares
Emendas do Orçamento 2011 repetem 'farra dos institutos'
Temas
REAÇÃO AO TARIFAÇO
Leia a íntegra do artigo de Lula no New York Times em resposta a Trump
VIOLÊNCIA DE GÊNERO
Filha de Edson Fachin é alvo de hostilidade na UFPR, onde é diretora