Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
7/10/2008 | Atualizado às 13:04
O candidato à prefeitura de Londrina (PR), Antônio Belinati (PP), vai poder disputar o segundo turno tranqüilamente. O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Marcelo Ribeiro manteve, em decisão monocrática, o registro de candidatura de Belinati, que havia sido cassado anteriormente pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O pepista disputará o segundo turno contra o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB).
Ele foi considerado inelegível pelo TRE-PR depois que o Tribunal de Contas estadual rejeitou a prestação de contas relativa a convênio firmado entre o Município e a União durante gestão na administração municipal em 2000. A corte eleitoral paranaense, ao negar o registro de Belinati, julgou que a decisão que reprovou as contas do então prefeito de Londrina foi suspensa por decisão administrativa do próprio Tribunal de Contas. Mas esse não é o entendimento de Ribeiro.
A Procuradoria Geral Eleitoral recomenadava ao TSE a manutenção da decisão da instância inferior.  O parecer da PGE sobre o recurso foi assinado pelo vice-procurador-geral eleitoral, Francisco Xavier Pinheiro Filho. No texto, o vice-procurador afirma que a abrangente manifestação do órgão do Ministério Público local esclarece a matéria discutida nos autos do processo, com argumentos e fundamentação jurídica, que, segundo ele, devem ser prestigiadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. (Mário Coelho)
Temas
Câmara dos Deputados
Comissão debate isenção de registro para professor de educação física
SEGURANÇA PÚBLICA
Derrite assume relatoria de projeto que trata facções como terroristas