Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
26/2/2007 | Atualizado às 20:45
O presidente Lula foi recebido hoje (26) pelo presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, na fazenda presidencial de Anchorena, oeste do Uruguai. O objetivo da visita de Lula a Vasquez é o aprofundamento das relações bilaterais entre os dois países.
A comitiva brasileira é composta pelo chanceler Celso Amorim, os ministros de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Furlan; de Minas e Energia, Silas Rondeau; e o assessor de política externa, Marco Aurélio Garcia.
O embaixador brasileiro em Montevidéu, José Felicio, declarou à Agência France Press que "o Mercosul é o principal parceiro comercial do Uruguai e do Brasil, o segundo sócio comercial são os Estados Unidos".
O diplomata brasileiro ressaltou que no ano passado as vendas uruguaias ao Brasil cresceram em 24% e as compras brasileiras no Uruguai, 18%. "A tendência é diminuir o déficit", afirmou.
Conforme explica a Agência Reuters, os documentos assinados pelos dois líderes consistem em um memorando de entendimento para a promoção de comércio e investimentos, um protocolo de intenções sobre um programa de cooperação na área de biocombustíveis e um protocolo adicional para a criação de uma comissão mista permanente para energia e minério.
Responsabilidade do Brasil
Lula destacou a "solidariedade" entre os dois países e a necessidade de "combater as assimetrias" dentro do Mercosul. Ele também ressaltou a importância de "avançar muito mais" na integração do bloco. "O Brasil tem de assumir sua responsabilidade (...) para criar um comércio o mais equilibrado possível" disse Lula, que admitiu que o seu primeiro mandato "foi um aprendizado" e que agora dará ao Mercosul a prioridade que merece.
Bush
O presidente norte-americano, George W. Bush, visitará o Brasil em 8 de março e, no dia seguinte, visitará o Uruguai. "Em uma semana, o presidente Tabaré receberá o presidente Bush. Eu receberei o presidente Bush em São Paulo. O presidente Tabaré vai discutir os interesses do Uruguai com os Estados Unidos e eu, particularmente, discutirei os problemas de biocombustíveis. A relação com o Mercosul não impede que isso aconteça. É preciso que cada país cuide dos seus interesses", afirmou Lula.
Temas
PEC da Blindagem
PEC da Blindagem
Ato contra PEC da Blindagem mobiliza manifestantes em Brasília
PEC da Blindagem
Relator da PEC da Blindagem no Senado anuncia parecer pela rejeição
LEI MARIA DA PENHA
Projeto quer frear uso do Pix em ameaças a mulheres vítimas de abuso