Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
10/11/2006 | Atualizado às 9:00
O subsecretário-geral político do Itamaraty, Antônio Patriota, 52 anos, será o novo embaixador do Brasil em Washington. Ele irá substituir Roberto Abdenur, 64 anos, atual embaixador. O pedido do governo brasileiro com seu nome já foi enviado ao Departamento de Estado dos Estados Unidos, que ainda precisa analisar a indicação para que o governo faça o anúncio oficial.
Segundo o jornalista Sérgio Dávila, da Folha de S. Paulo, os meios diplomáticos norte-americanos vêem a indicação com bons olhos. A troca dos embaixadores deve acontecer em janeiro, depois da posse do presidente Lula.
"A indicação foi recebida com surpresa, pois o posto em geral é ocupado por diplomatas veteranos, ainda que Amorim já tenha indicado anteriormente o embaixador Mauro Vieira para Buenos Aires. O fato de os dois postos bilaterais mais importantes contarem agora com embaixadores jovens indica a chegada ao poder de uma nova geração de diplomatas", diz o jornalista.
Desde os anos 90, Antônio Patriota tem uma forte ligação com Celso Amorim. Foi chefe do setor político na Missão do Brasil junto à ONU, na época em que o chanceler era o titular. De lá, acompanhou-o a Genebra, onde adquiriu experiência multilateral econômica. Patriota tem ótimas relações com Nicholas Burns, hoje o número dois de fato do Departamento de Estado, e também um bom entendimento com John Danilovich, na época em que este foi embaixador em Brasília.
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil