Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
18/3/2008 | Atualizado às 20:22
A oposição tentou, sem sucesso até agora, apresentar seguidos requerimentos para adiamento da votação na Câmara da MP 385/07, que prorroga o prazo para o trabalhador rural autônomo requerer sua aposentadoria por idade. O líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), classificou a estratégia como “ultra-radicalizada até a morte”. “A resposta da oposição é de uma irracionalidade atroz. A obstrução está contribuindo para obstrução dos trabalhos do Parlamento”, afirmou. Fontana diz que o governo vai tentar votar hoje pelo menos duas medidas provisórias. Hoje três MPs trancam a pauta de votações.
O líder dos Democratas, Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), condicionou o fim da obstrução a uma contra-proposta do governo. “Se nós estamos na iminência de ter 18 medidas que trancam a pauta, a responsabilidade é do governo e ponto. Continuo aguardando pacientemente contra-proposta do governo”, respondeu.
O líder do PT, Maurício Rands (PE), criticou o regimento da Casa durante a discussão. “Este regimento não está a altura de um parlamento de um grande país. Não podemos permitir que a minoria faça a maioria refém de sua manobra obstrucionista”, disse. Até o momento os oposicionistas entraram com seis requerimentos na Mesa Diretora da Câmara para protelar a votação da MP.
Parecer
O relator da medida, deputado Eudes Xavier (PT-CE), apresentou em seu parecer um projeto de lei de conversão com mudanças no texto original da MP. Uma delas prorroga o prazo para requerimento de aposentadoria até 31 de dezembro de 2010. A segunda refere-se ao programa de aquisição de alimentos.
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), encerrou a sessão e convocou extraordinária em seguida. Agora os deputados votarão nominalmente a admissibilidade da MP. (Tatiana Damasceno)
Temas
IMUNIDADE PARLAMENTAR
Entenda o que muda com a PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara
Educação e Pesquisa
Comissão de Educação aprova projeto para contratação de pesquisadores