Em reunião feita hoje, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu repetir, pelo quarto mês sucessivo, a política de corte da taxa básica de juros, optando por uma redução de 0,50 ponto percentual da taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Com a redução, a Selic fica em 18% ao ano, sem estabelecer uma tendência para a taxa. Dois diretores votaram por uma queda ainda maior, de 0,75%.
O próximo encontro do comitê está agendado para 17 e 18 de janeiro. A ata do Copom será divulgada às 8h30 da quinta-feira semana que vem, dia 22 de dezembro. A partir do ano que vem, o BC ampliará para 45 dias o prazo médio entre as reuniões do Copom. Com a mudança, o colegiado passará a promover oito reuniões ordinárias por ano, em vez dos 12 encontros conduzidos atualmente.
Com a redução dos juros, o Banco Central diminui a atratividade das aplicações em títulos da dívida pública. Assim, sobra mais dinheiro no mercado financeiro para viabilizar investimentos que tenham retorno maior que o pago pelo governo - abrindo-se a possibilidade para investimentos no setor privado.