Um assessor do PT preso com US$ 100 mil na cueca. Um deputado tentando viajar com R$ 10 milhões divididos em sete malas. Um senador chora, indignado, porque a dona da loja mais badalada dos endinheirados de São Paulo é presa por sonegação fiscal pela Polícia Federal. Deputados e senadores recebendo malas de dinheiro para votar a favor do governo no Congresso. No país em que o transporte de dinheiro se faz em tantas malas e outras partes da indumentária, o que não falta é motivo para fazer piada.
Os sites de humor, blogs e internautas em geral aproveitam para rir da crise. Ilustrados ou não, muitos e-mails ridicularizam situações veiculadas pela mídia. Imitando um anúncio publicitário, um e-mail oferece o "Cartão Mensalão e sugere que o deputado requisite o seu e venha logo para a base aliada".
Outra fotografia mostra o presidente Lula vestido de Alice e convida o leitor a conhecer o País das Maravilhas. No site www.kibeloco.com.br, o ex-presidente do PT José Genoíno aparece vestindo um cuecão recheado de notas de dólares. A foto simula a propaganda de cuecas Cash. O Kibeloco também criou uma nova versão dos Comandos em Ação, são quatro os Companheiros em Ação: Lula da Silva, Zé Dirceu, Bob Jefferson e José Genoíno.
O exagero nas caricaturas dos personagens envolvidos no escândalo é um convite ao humor proposto pelos cartunistas. No Charges.com, figurões petistas dançam como integrantes do Village People. A careca de Marcos Valério é um prato cheio para as piadas, e os chargistas costumam ilustrá-lo portando uma maleta cheia de dinheiro. José Genoíno pode ser visto dançando uma música de forró em que canta a ausência de responsabilidades pelo escândalo e José Dirceu se transforma em Dirceu Vader, em um vídeo que brinca com a série "Star Wars". O cantor Roberto Jefferson não se livra das animações e banca o Pavarotti em uma canção.
|