Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
15/8/2008 | Atualizado às 11:33
O ex-bispo católico Fernando Armindo Lugo Méndez assumiu nesta sexta-feira (15) a presidência do Paraguai. A cerimônia de juramento do novo líder político daquele país contou com a presença do presidente Lula, do presidente da Bolívia, Evo Morales, da líder da Argentina, Cristina Kirchner, do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, além de outros chefes de Estado.
Na cerimônia, o recém-empossado presidente jurou respeitar a Constituição paraguaia. Conforme prometido, Lugo tomou posse de camisa sem terno nem gravata e sandálias franciscanas. Das mãos do presidente do Congresso, senador Enrique González, o novo chefe político paraguaio recebeu os símbolos de poder do país – a faixa presidencial e o bastão de comando.
A subida de Lugo ao cargo de presidente representa o fim de 61 anos de poder ininterrupto do Partido Colorado no Paraguai. Com a posse, o ex-bispo, de 57 anos, torna-se o 48º presidente daquele país sul-americano. Além da cerimônia de posse, os presidentes participam também da comemoração do 471º aniversário de Assunção, capital paraguaia.
Caribe
Também toma posse hoje o presidente Leonel Fernández no cargo de chefe de Estado da República Dominicana. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, participa da cerimônia, onde representa o presidente Lula.
Ao presidente reeleito é atribuída a recuperação econômica do país. Fernández foi eleito pela primeira vez em 1996. Esse é o terceiro mandato que o líder dominicano exercerá. (Da Redação)
Temas
DEFESA DO CONSUMIDOR
Lula sanciona lei que cria novos direitos para clientes de bancos
RESOLUÇÃO DERRUBADA
Veja como cada deputado votou no projeto sobre aborto em crianças
PROTEÇÃO À INFÂNCIA
Governo critica projeto que suspende norma sobre aborto legal infantil