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As prioridades do governo

Congresso em Foco

28/12/2006 | Atualizado às 19:57

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O programa Brasil Sorridente tem como objetivo ampliar o acesso ao tratamento odontológico gratuito por meio da formação de equipes de saúde bucal. De dezembro de 2002 a julho de 2006, foram implantadas 9.705 novas equipes, totalizando 13.966 grupos em 4.118 municípios. Além disso, o programa criou 135 novos laboratórios de prótese dentária entre janeiro de 2003 e julho de 2006, permitindo o acesso de 249.793 pessoas às próteses.

A política de medicamentos também recebeu um acréscimo considerável e contou, somente em 2006, com R$ 4,2 bilhões. Participam da expansão do Farmácia Popular cerca de 3 mil farmácias e drogarias privadas em mais de 670 municípios. Além disso, o governo descentralizou e ampliou em 136% o repasse mensal per capita para os estados para a compra de medicamentos básicos.

Implantado em setembro de 2003, o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) distribuiu ambulâncias em 18 estados e atende a 817 municípios. O número de unidades móveis disponibilizadas é proporcional à população. O serviço tem o objetivo de reduzir a demanda nas emergências dos hospitais, além de contribuir para a descentralização no atendimento. O governo sustenta que, com a implantação do Samu, ampliou de 10 milhões para 89 milhões o número de brasileiros com cobertura de atendimento da rede pública.

Outra prioridade de Lula nos últimos quatro anos foi a melhoria na qualidade de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Após fazer uma pesquisa de opinião com os usuários do sistema, o governo implantou um conjunto de medidas, o QualiSUS, para racionalizar o atendimento nos principais hospitais públicos do país. O programa cria novas áreas, reorganiza e informatiza o funcionamento dos hospitais. Tudo para facilitar a triagem e o acompanhamento dos pacientes.

Uma das medidas previstas no QualiSUS é a implantação do Cartão Nacional de Saúde, que está sendo testado em projeto-piloto em 44 municípios. O cartão contém todos as informações pessoais e o histórico médico dos pacientes. Além de facilitar o atendimento, o cartão ajuda a racionalizar o repasse de verbas para os estados que atendem a demandas reprimidas de regiões vizinhas, uma reclamação freqüente dos gestores municipais. 

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