Entrar
Cadastro
Entrar
Publicidade
Publicidade
Receba notícias do Congresso em Foco:
Congresso em Foco
28/12/2006 17:16
O presidente da Câmara Aldo Rebelo (PCdo B-SP) sinalizou hoje (28) não estar disposto a desistir de sua reeleição à presidência da Casa, mesmo que para isso tenha que disputar o cargo no voto com o candidato indicado pelo PT, Arlindo Chinaglia (SP). Aldo traçou sua estratégia de campanha em reunião com o líder do PFL, Rodrigo Maia (RJ), e representantes do PSB, PTB, PMDB e PCdoB em sua residência, em Brasília.
O deputado vai fazer viagens durante o recesso parlamentar para buscar o apoio dos governadores eleitos. Em troca, ele oferecerá empenho na votação de uma reforma tributária que transfira recursos da União para os estados, segundo informou um dos participantes da reunião.
Apesar da possibilidade de Aldo e Chinaglia disputarem a presidência da Casa no voto em plenário, o Planalto insiste para que a base aliada se articule para lançar somente um candidato na corrida ao cargo. Ontem, o PT cobrou apoio do presidente Lula para a eleição do deputado petista. Hoje, a avaliação de parlamentares é que a pressão do partido fortalece a candidatura de Aldo.
“O presidente do PT, senhor Marco Aurélio Garcia, cometeu uma intromissão inaceitável no processo de sucessão na Câmara e acabou fortalecendo a campanha de Aldo Rebelo", disse o líder da minoria, José Carlos Aleluia (PFL-BA), referindo-se à carta em que Garcia, presidente interino do PT, propõe um acordo com o PMDB para a eleição de Chinaglia. Em contrapartida, os petistas apoiariam a eleição de um peemedebista para a presidência da Câmara na segunda metade da legislatura.
Aldo Rebelo deve oferecer o mesmo tipo de acordo ao PMDB, segundo o líder do PCdoB na Câmara, Inácio Arruda (CE). "O Aldo é reeleito agora e indica o próximo presidente com o apoio desse grupo", disse Arruda.
Temas
PEC da Blindagem
Silvye Alves pede desculpas por voto a favor da PEC da Blindagem
IMUNIDADE PARLAMENTAR
PEC da Blindagem
Em vídeo, Pedro Campos diz que errou ao apoiar PEC da Blindagem
PEC da blindagem
Artistas brasileiros se posicionam contra a PEC da Blindagem