O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, será o presidenciável com o maior tempo no programa eleitoral gratuito que começa amanhã. O tucano, em razão da aliança com o PFL, terá 10 minutos e 22 segundos. Em segundo vem o presidente Lula, com sete minutos e 21 segundos.
De acordo com o comando da campanha de Alckmin, os três primeiros programas serão dedicados à apresentação do candidato. Já que o comando acredita que o tucano ainda é desconhecido pela maioria do eleitorado, principalmente do Nordeste. Depois, o programa irá apresentar propostas e atacar o governo do presidente Lula.
Quanto a Lula, o presidente centrará o programa nas ações do governo e nas propostas para um segundo mandato. Além disso, ele não pretende se expor para rebater pessoalmente às críticas dos adversários.
O candidato com o terceiro maior tempo será o senador Cristovam Buarque (PDT), com dois minutos e três segundos. A estratégia desde o início do programa será vincular a imagem do presidenciável à educação. Cristovam defenderá o discurso de que somente com a melhora no ensino o país terá condições de crescer.
Já os candidatos
Luciano Bivar (PSL) e José Maria Eymael (PSDC) aproveitaram o tempo de um minuto e 15 segundos, cada um, para fortalecer os partidos.
O sexto e sétimo tempo pertencem à senadora Heloísa Helena (Psol) e ao candidato Rui Pimenta (PCO), que terão os programas com a mesma duração: um minuto e 11 segundos. Ambos utilizarão o espaço para criticar o presidente Lula e tentar forçar o segundo turno.