Durante o lançamento da pedra fundamental do campus da Universidade Federal de São Francisco em Juazeiro, na Bahia, o presidente Lula disse que seus investimentos em educação são para longo prazo. O presidente também fez um discurso elogiando sua administração e a si próprio.
"Fazer o que este governo está fazendo com as universidades federais é uma decisão histórica, que não serve somente para um ou dois governos, porque o governante que não é medíocre pensa na sua e nas próximas gerações. Vamos terminar o ano de 2006 fazendo um quinto de tudo o que foi feito na história deste país em termos de Educação", declarou.
O presidente da República ainda elogiou a Bahia e disse que se sente baiano. "Não adianta político nenhum falar mal de mim. Eu vejo no olho do povo e em todas as cidades, seja em Salvador ou no interior, eu sinto carinho do povo. Desde que o Brasil foi descoberto, ninguém fez pelos pobres da Bahia mais do que estamos fazendo. E estamos fazendo isso para provar que o que norteia nossa cabeça não é a visão mesquinha nem a da disputa menor. O que permeia a minha cabeça é a minha visão republicana - discursou.