O senador José Jorge (PFL-PE) anunciou que ingressa hoje no Tribunal de Contas da União (TCU) com uma representação para tentar suspender a renovação do contrato de publicidade entre a Petrobras e as agências de propaganda do publicitário Duda Mendonça por um ano, até que uma licitação seja concluída. "O TCU tem que suspender a renovação do contrato, que não é urgente e relevante, e fazer o mais rápido possível uma licitação", reforçou o senador. "A informação de que a Petrobras renovou o mencionado contrato por mais 12 meses vem ao encontro das evidências de má gestão dos contratos, que estão sendo apuradas no âmbito do Congresso Nacional e da Polícia Federal", acrescentou.
Duda é investigado pelos integrantes da CPI dos Correios por ter recebido recursos do empresário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza em conta aberta no exterior, em paraíso fiscal. Os recursos teriam pagado despesas das campanhas eleitorais do PT em 2002.
Em nota divulgada ontem à noite, a Petrobras argumenta que a renovação parcial foi decidida por causa do "longo prazo exigido por licitações desse gênero". "Os procedimentos do processo licitatório para a contratação de agências de publicidade encontram-se em andamento", informou o texto.